O curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário UniSatc deu início a mais um projeto educacional sobre eficiência energética ANEEL. A proposta tem o intuito de conscientizar estudantes, por meio de uma casa eficiente, sobre sustentabilidade e uso racional de energia elétrica. Desta vez, o projeto será realizado com alunos e professores do município de Siderópolis, em parceria com a empresa Força e Luz João Cesa.

O projeto terá duração de 15 meses e vai impactar mais de 2.700 pessoas. Alunos e professores poderão fazer uma imersão em um ambiente lúdico de aprendizagem, onde receberão instruções e contarão com o apoio de um material didático sobre formas de economizar energia elétrica no cotidiano.

“Nós estamos construindo uma casa eficiente como ferramenta lúdica de ensino, contendo todos os aparelhos que são usados no cotidiano das pessoas e mostramos formas de fazer o uso racional de energia”, explica o coordenador do curso de Engenharia Elétrica da UniSatc, André Abelardo Tavares.

Serão beneficiados, inicialmente, alunos do ensino fundamental atendidos pela distribuidora de energia elétrica Força e Luz João Cesa. Mas, conforme Tavares, o projeto tem abrangência ainda maior, já que cada aluno deve levar aos seus lares os aprendizados para pelo menos duas outras pessoas que convive.

“Otimizar o consumo de energia é o caminho de  curto prazo, baixo custo e ambientalmente correto para economizar. A gente espera que o projeto gere um movimento no município em direção ao uso eficiente de energia elétrica, refletindo no consumo individual de cada unidade consumidora e consequentemente no consumo global do município”, reforça o coordenador.