Em um esforço conjunto para promover a inclusão escolar e capacitar professores no atendimento a estudantes autistas, a UniSatc realizou uma capacitação em Tubarão, para os professores de escolas estaduais. A iniciativa é uma contrapartida do programa Universidade Gratuita, do governo de Santa Catarina. O encontro reuniu especialistas e educadores para discutir estratégias de adaptação curricular e intensificar a inclusão nas escolas.

Durante a capacitação, Milton Antunes Torres, coordenador regional de Educação, destacou a relevância da qualificação contínua dos professores. “Temos 18 mil alunos e 870 são da educação inclusiva, sendo 400 autistas. Peço que sempre continuem se qualificando. Teremos uma educação inclusiva de qualidade se os professores forem capacitados”, afirmou.

A Secretária Adjunta de Educação, Kenia Carvalho, reforçou a importância da empatia no trabalho dos docentes. “Os professores trabalham com criatividade, mas precisamos ter a empatia. O professor pode ser o primeiro olhar de carinho e apoio do estudante. Hoje vamos reforçar essa abordagem. Agradeço a parceria da UniSatc nessas formações em conjunto com a UG.”

Davi Colombo, Coordenador do Ciclo Básico da UniSatc, trouxe uma perspectiva prática ao evento. “A melhor formação para professores é a troca de experiências. Todos nós estamos em sala de aula e vamos dividir nossas vivências: o que deu certo e o que não deu certo.”

Presenças marcantes no evento

A capacitação contou com a presença dos profissionais da UniSatc, Fernanda Zanette, psicóloga e professora; Giovana Silvestri, psicóloga e professora e Kelli Savi, professora, que compartilharam conhecimentos e boas práticas.

O pró-reitor da UniSatc, Jovani Castelan, celebrou a parceria entre a instituição e a rede estadual de ensino, destacando o compromisso com a formação de qualidade. “A inclusão é uma prioridade para a UniSatc, e acreditamos que capacitar os professores é um passo essencial para promover o desenvolvimento integral dos estudantes. Eventos como este reforçam nosso papel em transformar a educação por meio da união de esforços.”

A iniciativa também foi uma oportunidade para aproximar a comunidade escolar e fortalecer os laços entre professores, gestores e instituições de ensino.