Com o objetivo de atender às demandas do mercado, O Centro Universitário UniSatc lança o curso de bacharelado em Inteligência Artificial (IA), com início previsto para o primeiro semestre de 2026. A nova graduação integra a área de tecnologia da instituição e chega para atender uma área crescente e que busca por profissionais capazes de aplicar soluções de IA em múltiplos segmentos, da indústria à saúde, da educação ao varejo.
O reitor da UniSatc, Carlos Antonio Ferreira, ressalta que a implantação do curso representa mais um passo no processo de expansão acadêmica e institucional. “A UniSatc vem crescendo de forma consistente e conquistando espaço no cenário nacional da educação superior. Trazer um curso de bacharelado em Inteligência Artificial reforça esse movimento, porque nos posiciona como uma instituição conectada às transformações globais e capaz de preparar profissionais para desafios reais e estratégicos do futuro”, afirma.
Para o pró-reitor de Ensino e Extensão, Jovani Castelan, o bacharelado em Inteligência Artificial está alinhado com as transformações do mercado de trabalho. “A função básica do bacharel em Inteligência Artificial é entender os modelos de negócio e identificar oportunidades para aplicar a tecnologia em diferentes áreas. Ele será um profissional generalista, com visão ampla, mas com o conhecimento técnico necessário para adaptar soluções de IA a realidades específicas, sempre promovendo maior eficiência e inovação”, explica.
O curso terá foco prático, como reforça o professor Vagner Rodrigues, um dos docentes responsáveis pelo projeto. “Não é um curso para formar apenas desenvolvedores de software, mas profissionais que saibam aproveitar as ferramentas de IA e adaptá-las às necessidades reais. O aluno terá base tecnológica sólida e, principalmente, a vivência em projetos práticos, aprendendo a criar soluções aplicáveis em negócios e indústrias”, pontua.
Diferenciais da formação
Com turmas reduzidas e acompanhamento próximo, o bacharelado em Inteligência Artificial da UniSatc foi estruturado para reduzir a distância entre teoria e prática, um dos principais gargalos da área no Brasil. Entre os diferenciais do curso estão:
– Imersão prática e multidisciplinar: projetos reais conectados a empresas e setores estratégicos;
– Currículo inovador: disciplinas que combinam ciência de dados, machine learning, ética em IA e empreendedorismo tecnológico;
– Integração ao ecossistema de inovação da UniSatc: acesso a laboratórios de ponta, centros de pesquisa e parcerias com empresas de base tecnológica;
– Formação inovadora e empreendedora: profissionais preparados para atuar em mercados emergentes e desenvolver soluções em múltiplos segmentos.