As Disciplinas Eletivas ofertadas pelo Colégio Satc buscam facilitar a escolha do Ensino Técnico e contribuir para a formação profissional dos alunos. Desta vez, durante uma exposição realizada pelas turmas do Ensino Médio, os estudantes apresentaram pela última vez os projetos desenvolvidos ao longo do trimestre, compartilhando as experiências das aulas que optaram por cursar.
Segundo a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Satc, Adriana Just, foi perceptível a evolução e qualificação dos projetos desenvolvidos pelos alunos. “Nós finalizamos um ciclo da exposição das disciplinas eletivas. E esse era nosso objetivo, permitir e possibilitar o aprendizado na prática, já visualizando o curso técnico para 2025. Isso agregou tanto para os alunos, quanto para os professores que saíram satisfeitos com o resultado dos projetos. É um processo que está evoluindo e a gente percebe o engajamento dos alunos frente a esses trabalhos que são desenvolvidos”, destaca a coordenadora.
Ingressar no Ensino Médio marca um momento decisivo na trajetória dos estudantes, especialmente quando envolve escolhas para o futuro profissional. Nesse contexto, as eletivas oferecem autonomia para que os jovens explorem áreas de interesse. Além disso, durante a última exposição do ano, a novidade foi uma nova disciplina que apresentou projetos desenvolvidos a partir da criação de imagens que são planejadas para aplicação em superfícies diversas, tecidos, cerâmicas, papelaria, de tal forma que possam ser repetidas para constituir uma padronagem.
“As aulas da Disciplina de Design de Superfície, acontecem de forma presencial duas aulas semanais, e são de forma prática, onde o aluno desenvolve suas estampas e aplica em superfícies diversas, conforme o projeto. Foram expostos, trabalhos desenvolvidos pelos alunos desta disciplina em questão, contando com padronagens a partir da técnica de imagens de referência aplicados com painel de colagem sobre papel colorido. Também um projeto de padronagem para tecidos, através de técnica de dobradura. Além de um projeto de estampa para papelaria, aplicado à embalagem de vasos para violetas e plantinhas em geral”, comenta a professora da disciplina, Adriana Vecchietti.