Aprender novas habilidades e conceitos educacionais é parte importante na primeira infância, visto que, as crianças começam a desenvolver agilidade mental, concentração e coordenação motora fina. Seguindo nessas diretrizes, as turmas do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Satc, criaram Ábacos a partir de materiais recicláveis. O instrumento construído pelos alunos tem como função auxiliar a aprendizagem da matemática, onde os estudantes aprendem a calcular pequenas e grandes quantidades.

A proposta foi planejada a partir do Projeto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), onde a reutilização de materiais era ponto importante na atividade.

 “Além de estimular uma nova forma de aprender, inserimos no mesmo contexto a preocupação com o meio ambiente. Onde utilizando objetos que tinham em casa, os alunos aprendem um pouco mais sobre o ODS 12 que fala sobre ‘Consumo e Produção Responsáveis. Então, foram utilizadas caixas de ovos, palitos de churrasco, miçangas, madeiras e outros materiais que pudessem compor o Ábaco’, destaca a professora do 1º ano C, Emanuele Toldo.

Utilizando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, onde os estudantes são os protagonistas do seu aprendizado, as crianças e suas famílias tiveram que usar a criatividade e trabalho em conjunto para a construção e finalização da atividade. “Houve muitos relatos de diversão em família e uma real compreensão do Ábaco, já que as crianças tiveram que participar de todo o processo de construção. Após isso, cada um trouxe sua construção para a escola, onde usamos em nossas aulas de matemática para representar números e resolver cálculos”, pontua a professora do 1º ano A, Beatriz Ferreira Fontana.

Embora o Ábaco possa chegar à dezena de milhar, em sala os alunos irão utilizar a representação de unidade, dezena e, ao final do ano, centena.

De acordo com a professora do 1º ano C, Thalita Colonetti, o Ábaco é um material de manipulação que possibilita os alunos realizarem operações matemáticas ainda não abstraídas. “A ferramenta auxilia os estudantes na compreensão do processo que resulta em determinada operação. Ele também desenvolve agilidade mental, criatividade e foco. Além de melhorar as habilidades de cálculo, promove a capacidade de memória de trabalho. Essa habilidade tem papel crítico na performance cognitiva”, finaliza.