No dia 24 de novembro de 2022, o curso Técnico em Química recebeu o Clube de Mães de Içara para um bate-papo e uma oficina no laboratório de química. O trabalho originou-se a partir de uma inquietação frente às diversas informações lançadas em domínio público, sem considerar o conhecimento científico que rege o produto manuseado. Em tempos de informação excessiva, nem todas apresentam fundamentos científicos que justificam suas ações e consequentemente muitos acidentes domésticos acontecem.
Um exemplo disso é a mistura de produtos de limpeza doméstica, que apresentou uma evolução significativa nos últimos anos, pois muitos vídeos e receitas milagrosas são divulgadas na internet, não respeitando os conceitos químicos e os riscos que a ação pode apresentar, na saúde ou até mesmo, na vida do indivíduo.
O bate-papo foi norteado pelos alunos, onde mostraram os elevado números de acidentes envolvendo a misturas de produtos de limpeza, quase sempre motivado por vídeos ou receitas milagrosas, que estão de livre acesso ao público.
Posteriormente, as mães foram convidadas a participar da Oficina, aqui elas puderam reproduzir uma composição elaborada pelos alunos, e nesse momento todas as instruções sobre segurança foram transmitidas. Essa receita foi compartilhada com clubes de mães, através de um panfleto informativo.
Para a professora Alessandra Vieira, que traz consigo a dolorosa experiência familiar que viveu recentemente, onde o mesmo manipulou de forma indevida e sofreu severas lesões pulmonares, o conhecimento tem que ser a base de qualquer ação e não podemos aceitar que algo fora desse contexto aconteça.
Para a professora Maria, do Clube de mães, o trabalho representa uma importante informação e as mulheres do grupo adoram apreender, muitas delas fazem o sabão ou misturavam produtos químicos, conscientizá-las é muito bom. Os alunos da 4ª Fase do Curso Técnico em Química Satc-2022, professora e coordenação, estendemos o nosso agradecimento a todas as mães que se disponibilizaram ao conhecimento.
Texto da professora Alessandra de Souza Vieira.