Em sua última atualização, o aplicativo TikTok lançou um novo padrão nas configurações do controle do tempo de tela para as contas de crianças e adolescentes. Para quem tem menos de 18 anos, o tempo estabelecido é de 1 hora por dia, podendo ser liberado por mais tempo após o usuário inserir uma senha para continuar descendo o feed.

Já para os menores de 13 anos, o tempo é ainda menor, somente 30 minutos por dia. Neste caso, os pais ou responsáveis pela criança são quem deve colocar a senha. 

Além disso, o aplicativo chinês lançou outros recursos para dar mais autonomia aos pais na hora de acompanhar a atividade dos filhos como, por exemplo, filtro de conteúdo.

Apesar de ser novidade no resto do mundo, na China, por exemplo, o APP fica indisponível de 22h às 6h para menores de 14 anos desde setembro de 2021, além do limite diário de 40 minutos.

Pais já controlam uso do Tiktok

Em alguns casos, o uso do aplicativo não é permitido pelos pais. “Minha filha não usa o Tiktok porque acho inapropriado para crianças e ela ainda não tem a idade certa para esse tipo de aplicativo”, comentou Danila Vuolo, mãe da Júlia de 9 anos. Ela ainda disse que controla o uso do tablet da sua filha, deixando a criança usar somente após fazer os trabalhos escolares. 

Em outra ocasião, há quem prefira outras plataformas. “Minha filhas não assistem vídeos no Tiktok, porque preferem usar o YouTube”, contou o empresário Joel da Silva. Ele ainda diz que a família não tem interesse em fazer o uso do aplicativo. 

Texto Luis Miguel, acadêmico de Jornalismo UniSatc.