As atividades práticas que promovem a experiência dos alunos fazem com que a aprendizagem seja mais efetiva e tangível. Foi pensando nisso, que estudantes do Curso Técnico em Química do Colégio Satc promovessem uma ação educacional e sustentável com a turma Integral da Escola Municipal Padre José Francisco Bertero. Os pequenos cientistas do 2º ano do Ensino Fundamental puderam participar do processo de reciclagem do ‘Papel Semente’.
Os 25 alunos fizeram uma visita ao Laboratório de Biologia, para a produção do experimento sustentável com a 3ª fase do Técnico em Química. “O Papel Semente é um papel ecológico, reciclado e artesanal que pode ser plantado, visto que, recebe sementes bem pequenas em sua composição. A ideia é transformar papéis que seriam descartados em um novo produto que renderá frutos e flores”, explica a professora do Colégio Satc, Alessandra Vieira.
Essa parceria entre as instituições fortalece o envolvimento dos estudantes técnicos com os pequenos que estão em desenvolvimento escolar. “Estamos estudando todos os tipos de planta e suas partes. E com o processo de reciclagem conseguimos unir a sustentabilidade com as novas plantinhas. É importante as crianças estarem em um laboratório, porque conseguem ver na prática como funciona essa técnica. E vão poder aplicar isso na escola, vão poder estar acompanhando o processo de crescimento da semente e como cuidar da planta. Tudo isso vai ao encontro com aquilo que estamos vendo na teoria e agora na prática”, conta a professora de Educação Ambiental da Escola Municipal Padre José Francisco Bertero, Amanda Goulart.
A conscientização sobre qual é a relação das pessoas com o papel foi o foco da atividade. “A proposta ensinou as crianças como descartar de forma correta o papel e mostrar uma das técnicas de retorna-lo ao processo. Então ensinamos de forma lúdica a produção do papel semente, onde irão cultivar e terão o aprendizado sobre o ciclo do meio ambiente”, ressalta a professora de química. Após as produções, as crianças plantaram na Satc um dos papéis e o restante foi levado para a escola para poderem compartilhar o experimento e utilizar em outras disciplinas.