Ir além da Sala de aula e desenvolver o ‘olhar humano’ nos acadêmicos. Mostrar como o Design pode contribuir para a comunidade. Proporcionar experiência prática e com significado. Esses foram os objetivos alcançados pelo curso de Design do Centro Universitário UniSatc, a partir do projeto ‘Sublimando Sorrisos: Unindo Design e Solidariedade’. A proposta da iniciativa foi o desenvolvimento de estampas para peças do vestuário infantil, a partir dos conteúdos abordados nas disciplinas de Projeto em Design de Superfície e Processos Têxteis.
Durante o processo, os estudantes foram incentivados a explorar diversas técnicas e estilos, permitindo a descoberta de novas possibilidades estéticas e expandindo a visão criativa. A ação incluiu a entrega dos produtos confeccionados para Associação Beneficente Berço dos Anjos (ABBA). O projeto ganhou ainda mais vida, com a ideia de arrecadar itens de higiene que pudessem também ser doados.
“Por meio dessa parceria, esperamos não apenas criar um impacto positivo na vida das gestantes atendidas pelo Berço dos Anjos, mas também cultivar uma nova geração de profissionais conscientes e comprometidos com a transformação social. Dessa forma, o projeto se propõe a ser um espaço de aprendizado, criação e solidariedade, onde o design de superfície se une ao propósito de fazer a diferença na comunidade”, comenta a professora da disciplina e idealizadora do projeto, Catia da Silva.
Ao todo foram doadas 17 peças de vestuário infantil com estampas exclusivas criadas pelos alunos, além dos itens arrecadados. Segundo a professora os acadêmicos se envolveram com a causa e ainda criaram kits pensados além dos produtos, mas também toda a comunicação visual, incluindo embalagens e etiquetas. Desta forma, um dos objetivos da iniciativa foi cumprido ainda durante o desenvolvimento, fazer um produto que transmita carinho e afeto.
“Essa interação proporcionou uma oportunidade valiosa na conscientização sobre a importância do design inclusivo e sustentável. Ou seja, além de engajar os alunos no processo criativo, incentiva a empatia e a responsabilidade social, proporcionando um impacto positivo na comunidade e em todos os participantes do projeto”, destaca Catia.
A Associação Beneficente Berço dos Anjos conta com uma profissional de assistência social e 29 voluntárias, que dedicam seu tempo para confeccionar roupas e criar kits de primeira necessidade para as famílias atendidas.