O esporte olímpico, Skate, vem ganhando seu reconhecimento. Reúne mudanças e desafios para os jovens atletas e para os pais que sonham tornar seus filhos em grandes profissionais. Como é o caso da família Moreira. Natural de Torres (RS), estão há dois meses em Criciúma para realizar o sonho de sua pequena Paola, de sete anos.
A paixão pelo skate surgiu, ainda mais cedo, aos cinco anos. “Ela viu um skate na casa do primo e começou a andar”, relembra o pai, Paulo Wellington Rodrigues Moreira. A partir dali o desejo de possuir o seu próprio shape era grande.
Quando viu sua inspiração na televisão, Rayssa Leal, o desejo de ser como ela brilhou em seus olhos. Então o pai decidiu comprar um skate usado. “Quando ela pôs no pé e saindo remando, ficamos pasmos ao ver o quanto ela é boa”, relembra Moreira.
Em janeiro de 2022, ocorreu o campeonato STU (Skate Total Urbe) em Criciúma, onde a família trouxe Paola para mostrar seus dotes no skate. E já em abril, decidiram investir na carreira da filha, se mudando para outro estado.
O desejo de ser tornar uma profissional, está em forma. A pequena realiza treinos todos os dias de manhã. Nas terças-feiras, quintas-feiras, sextas-feiras e aos sábados o treino é ministrado pela Prefa Kids. Para o pai, o foco é se profissionalizar. “Levamos uma rotina de treinos pra chegar nas Olímpiadas”, comenta.
Para o professor e treinador de skate, Samuel Alexandre da Silva, é uma alegria ver que o esporte está tendo um reconhecimento bom pelas famílias. “Com a divulgação do esporte, os pais começam a ver que o ambiente do skate é tranquilo”, ressalta.
A alegria do pai é ver que o sonho de sua filha está sendo realizado. E Paola vem se destacando nas mais diversas manobras. “Já sei fazer o Ollie, 360° e Rock and Roll. É muita adrenalina”, frisa.