Sextamos com mais uma indicação de leitura da nossa bibliotecária, aproveitando esse friozinho desta sexta e iniciando os preparativos para o final de semana. Você está contribuindo para aquela roda com os amigos, um bom cafezinho e uma troca de histórias num parque, o que acham?

Então bora, confira os horários que temos para hoje, lembrando que nossos horários estão disponíveis na biblioteca central. Você está interessado? Corre para lá, e já garante a leitura da semana.

1- A ilusão do tempo

Autora: Andri Snær Magnason

Editora: Morro Branco

Sinopse: “Nunca vi uma história em que aventura, ficção científica, conto de fadas e drama contemporâneo estivessem tão bem amarrados, tudo ao mesmo tempo.” Quando as coisas não vão nada bem e os economistas preveem uma enorme crise financeira, a família de Vitória ― assim como o resto do mundo ― decide se esconder em suas misteriosas caixas pretas à espera de tempos melhores.

No entanto, após vários anos, a caixa de Vitória se abre e a menina se vê em uma cidade em ruínas. Sem rumo, ela caminha por prédios e ruas tomadas por florestas e animais selvagens, até chegar à uma casa onde crianças se reúnem em torno de uma senhora para ouvir a história de um rei ganancioso que conquistou o mundo, mas desejava conquistar o tempo.

Para poupar sua bela princesa dos dias escuros e sombrios, normais ou sem valor, ele a coloca em uma caixa mágica transparente como cristal, mas feita de uma seda de teia de aranha tão densa que o próprio tempo não consegue penetrar.

Vitória aos poucos percebe uma conexão entre sua própria história e a do reino mágico. Junto com seus novos amigos, ela precisa encontrar uma forma de consertar o mundo antes que seja tarde demais. Vencedor do Icelandic Literary Award Vencedor do Icelandic Bookseller’s Award Vencedor do West Nordic Children’s Book Awarde.

2-O Gênio Preguiçoso: Abrace o que importa, livre-se do que não importa e faça acontecer

Autora: Kendra Adach 

Editora: Alta Life

Sinopse: Ser um Gênio Preguiçoso não é sobre fazer mais ou fazer menos. É sobre fazer o que importa para você. O coro para o “deveria” é alto. Você deve aproveitar o momento, sonhar grande, ter tudo, acordar antes do nascer do sol, acompanhar a quantidade de água que você bebe, sair à noite para namorar e ser a melhor pessoa. Ou talvez devesse ignorar o que as pessoas pensam, usar sempre xampu a seco, ser uma mãe negligente, ter uma casa suja, e ter orgulho da sua bagunça.

É muito fácil se sentir sobrecarregada com as mensagens conflitantes sobre o que significa viver bem. Kendra Adachi, a criadora do movimento do Gênio Preguiçoso, convida você a viver bem com as suas próprias definições, e prepara você para ser um gênio com o que importa e preguiçosa com o que não importa. Tudo, desde a sua rotina matinal até o cochilo sem culpa está incluído nos treze princípios do Gênio Preguiçoso de Kendra, inclusive:

• Decida uma única vez • Comece Pequeno • Faça a Pergunta Mágica • Siga a ordem correta • Programe o descanso Descubra um jeito melhor de encarar seus relacionamentos, seu trabalho e sua pilha de correspondências.

Seja quem você realmente é, sem a complicação do “deveria” de todo mundo.” Faça o que importa, pule o resto, e seja uma pessoa novamente. 

3-Meio sol amarelo

Autora: Chimamanda Ngozi Adichie 

Editora: Companhia das Letras

Sinopse: Em meio à guerra fratricida que dividiu a Nigéria com a malograda tentativa de fundação do estado independente de Biafra, um grupo de pessoas busca provar a si mesmas e ao mundo que é capaz não só de sobreviver, mas também de resguardar seus sonhos e sua integridade moral.

Garoto de aldeia, Ugwu procura se ajustar a uma realidade em rápida transformação. Olanna é uma moça da alta sociedade que se torna professora universitária e vive com Odenigbo, que abraça a causa revolucionária. Jornalista com ambição de se tornar escritor, Richard se apaixona pela irmã de Olanna, Kainene, figura esquiva, que reage com pragmatismo ao desmoronamento da nação.

Baseado em fatos reais transcorridos na década de 1960, este romance da premiada escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie vai além do mero relato, transformando- se em um grandioso painel sobre indivíduos vivendo em tempos de exceção, um livro que a crítica internacional aproxima de V. S. Naipaul, Chinua Achebe e Nadine Gordimer.

4-Uma lha a mil milhas daqui

Autor: Jonas Ribeiro

Editora: Editora do Brasil

Sinopse: Marcelo é um menino que adora receber carinho de seus avós e de ouvir as histórias da família contadas por eles. Mas, um dia, ao ganhar de presente um computador portátil, viaja para uma ilha muito distante. Durante esta viagem, Marcelo começa a perceber que algo lhe falta.

Será que o garoto conseguirá retornar para casa e encontrar aquilo de que sente saudade?

5-Diário de um Pug 1: Pug e o foguete

Autora: Kyla May

Editora: Fundamentos

Sinopse: Bob é o pug mais fofo do mundo! Pelo menos, é isso que ELE acha. Ele gosta de um urso de pelúcia, da amiga humana Bela, de pasta de amendoim e de andar de skate.

Mas ele não gosta de se molhar e também não gosta do esquilo Nozes. a decide participar do Desafio do Inventor e Bob quer ajudá-la a vencer o concurso. Só que Nozes o irrita tanto que Bob acaba arruinando tudo.

Agora Bob precisa compensar o estrago, mesmo que isso signifique que ele tem que enfrentar Nozes e a chuva! Um diário muuuuuuito divertido escrito por um cãozinho charmoso, cheio de estilo e criatividade!

Ei! Deu aquela vontade, não é? Não espere muito, que eu já vou pegar a minha leitura para o final de semana. Se, porventura, preparar aquele cafezinho, estou aceitando convites!

Até a próxima sexta!