O Setor Carbonífero reuniu lideranças do segmento e lideranças políticas nesta sexta-feira (29) na confraternização de final de ano do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc – Carvão+) e Associação Brasileira do Carbono Sustentável (ABCS) realizada na Associação da SATC. Envolvendo mais de 20 mil empregos diretos e indiretos e com uma movimentação econômica de cerca de R$6 bilhões anuais, o setor encerra 2024 com avanços na Transição Energética Justa (TEJ).
“A presença de cada um de vocês reafirma a importância da nossa indústria para a economia local e para o desenvolvimento do Sul. A modernização segue como prioridade, com investimentos em tecnologias que minimizam impactos ambientais e agregam valor às comunidades. Esses avanços só são possíveis graças ao esforço conjunto das empresas, ao apoio das autoridades e à colaboração da sociedade civil”, destacou a presidente do Siecesc-Carvão+, Astrid Barato.
Participaram do encontro os deputados federais Geovânia de Sá, Julia Zanata e Ricardo Guidi; os deputados estaduais Júlio Garcia e Pepê Colaço; representantes da Ferrovia Tereza Cristina, Diamante Geração de Energia, Eneva Soluções em Energia, Âmbar Energia, Pampa Sul e representantes das carboníferas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
“Temos muito desenvolvimento tecnológico aqui na SATC, como mostramos na reunião da ABCS. Já temos uma caminhada, mas vamos precisar de mais coisas que estamos trabalhando na transição energética, como o mercado de carbono e principalmente a captura de CO2 que é vital para essa indústria. Enfim, temos muito a fazer e contamos com o apoio de todos”, ressaltou o presidente da ABCS, Fernando Zancan.
Para o próximo ano, se projeta a ampliação das ações visando o futuro do setor carbonífero até 2050. “Para 2025, temos como foco ampliar o processo da Transição Energética Justa, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento sustentável. Estamos preparados para enfrentar os desafios futuros, buscando soluções inovadoras que garantam prosperidade e sustentabilidade, tanto para a nossa indústria quanto para as próximas gerações. Parcerias sólidas e o comprometimento de todos continuarão sendo nossos pilares para alcançar esses objetivos”, finalizou a presidente do Siecesc-Carvão+.
Texto: Lucas Colombo/Carvão+
Fotos: Lucas Jorge/Satc