A utilização de ferramentas pedagógicas para o desenvolvimento de novas habilidades é essencial para a evolução da educação. Seguindo nessa proposta, os alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Satc foram desafiados a aplicar seus conhecimentos de Inglês em um seminário que ocorreu ao longo da semana. A iniciativa promoveu a comunicação e o protagonismo dos estudantes, tendo como foco a aprendizagem ativa e significativa de cada um.

A atividade envolveu temas escolhidos pelos alunos, como a biografia de famosos, séries, filmes, problemas sociais, ou até mesmo contando sobre sua história familiar. “Essa prática estimula a pesquisa, organização de ideias, comunicação oral. Mas também, ajuda a aprofundar o conhecimento da Língua Inglesa a partir de um assunto que o estudante gosta e domina”, explica o professor de Inglês do Colégio Satc, Charles Martins.

As aulas de Inglês do Colégio Satc têm como diferencial a aplicação de quatro habilidades linguísticas, ler, escrever, falar e ouvir. “Atividades como essa do seminário desenvolvem principalmente a habilidade da fala e promovem a confiança dos alunos ao se expressarem em inglês. Gostaria de lembrar que os temas foram escolhidos pelos alunos, onde foram orientados a apresentar sobre temáticas que tivessem afinidade e confiança em apresentar”, destaca o professor.

Para a aluna da turma 1004, Maria Eduarda Fortunato, a atividade a ajudou a comunicar acontecimentos que anteriormente não conseguia. “O professor nos detalhou o que poderíamos fazer e o caminho a seguir. Eu me apresentei, falei da família, coisas que gosto e as minhas memórias favoritas do passado. Tenho dificuldade na fala e esse desafio me ajudou muito, pois fizemos treinamentos que me possibilitaram falar coisas que antes eu não conseguia”, pontua.

Comunicação em foco

A apresentação oral em seminários ajuda os alunos a praticar as habilidades de pronúncia e vocabulário em inglês, além de aprimorar a capacidade de se expressar de forma confiante e eficaz.

“Fico muito satisfeito em ver a evolução dos meus alunos, já que muitas vezes essas atividades de fala, que colocam o aluno como figura central da aprendizagem, ficavam negligenciados. Na Satc, como trabalhamos com um número menor de alunos nas aulas de inglês, temos condições de realizar esse tipo de atividade, fazendo com que percebamos os avanços dos estudantes, bem como, possamos pontuar o que ainda precisa ser lapidado”, enfatiza Martins.