Mesmo com a segunda-feira (16) começando com um clima frio, as temperaturas devem subir no decorrer da semana. De terça a sexta-feira (20), os termômetros vão registrar temperaturas mais quentes. O indicativo é que na quinta-feira (19) o calor chegue a 36ºC. Já no fim de semana, o clima ficará mais frio com 22ºC e chances de chuva no sábado.
Segundo o doutor em Climatologia da Epagri de Urussanga, Marcio Sônego, essa elevação de temperatura é chamada de aquecimento pré-frontal, um tipo de aquecimento que acontece antes da chegada de uma frente fria. “Essa alteração que irá ocorrer é normal, devido à média histórica aqui da região, que é de 50 frentes frias por ano. O ciclo dela começa na Argentina e no Uruguai, ocorrendo um aquecimento forte aqui na nossa região, começando com uma troca de ar frio pelo ar quente”, destacou.
Sônego também afirma que é uma grande surpresa as temperaturas dos próximos dias. “Uma temperatura de 36°C em agosto é, realmente, uma temperatura alta. Já que o recorde em nossa região de calor em agosto foi de 38,7°C em alguns anos atrás”, ressaltou.
E em relação às chuvas, ocorrerão poucas pancadas d’água nos próximos dias, por conta da fase climática atual (La Niña e El Niño). Com isso, o inverno será seco e mais frio. Já as geadas não são previstas, apenas a frente fria a partir de sábado.