O Colégio Satc realizou entre os dias 26 e 29 de maio mais uma edição da Semana Tecnológica. Palestras, oficinas e visitas técnicas fizeram parte das atividades, onde mais de 600 alunos dos Cursos Técnicos participaram e puderam se encaminhar para o ingresso no mercado de trabalho. O evento ocorreu com as turmas dos períodos vespertino e noturno com atividades envolvendo formação e conhecimento. Essas ações de preparação de carreira permitiram novas experiências práticas aos estudantes e futuros profissionais.

Durante quatro dias de atividades, os alunos puderam acompanhar temas diferenciados e ampliar a visão quanto a formação da qual estão cursando. “A Semana Tecnológica direciona o jovem para um melhor desenvolvimento profissional e pessoal. Os estudantes são incentivados e preparados para terem uma perspectiva diferenciada dentro do mercado de trabalho. Além, de trabalhar de uma maneira mais aprofundada a questão da inovação, novas possibilidades na carreira e ter o contato com profissionais da área”, explica o coordenador dos Cursos Técnicos do Colégio Satc, Adelar da Costa.

A integração da tecnologia ao ensino, oferece aos alunos acesso a ferramentas e conhecimentos que são cada vez mais importantes para suas formações. “Nosso papel é fazer essa conexão dos novos profissionais com as empresas parceiras, para que assim nossos talentos possam se desenvolver aqui ou em outras regiões. Então tivemos visitas técnicas, workshops, aulas práticas e rodas de conversa que com certeza foram fundamentais para esses alunos nessa fase escolar”, destaca da Costa.

Semana de formação

Os 12 cursos técnicos participantes foram de Multimídia, Eletromecânica, Informática, Mecânica, Design Gráfico, Química, Manutenção Automotiva, Eletrotécnica, Administração, Mecatrônica, Fabricação Mecânica e Segurança Cibernética.

Outra atividade de destaque durante a Semana Tecnológica é a Fabrica de Ideias, evento que ocorre com as 3ª fases de todos os cursos, que se transforma em uma atmosfera de inovação e empreendedorismo. Durante os dias de imersão na atividade, estudantes e mentores desenvolveram 14 startups em diferentes áreas de atuação.

“A ação consegue unir diversas competências e áreas, potencializando a expertise individual de cada aluno, para que pensem em soluções variadas. Nossos estudantes realmente se engajam, tivemos relatos de mentores em que as equipes passaram a noite desenvolvendo suas ideias, trocando mensagens, desenvolvendo os protótipos, para conseguirem apresentar pra os avaliadores no dia seguinte”, conta o coordenador.