A construção do saber envolve o compartilhamento de informações e o uso de ferramentas que efetivem de fato o aprendizado, sejam alunos do ensino básico ou da graduação. Para contribuir com o desenvolvimento de novas metodologias de educação, o Colégio Satc e o Centro Universitário UniSatc, realizaram a Semana Pedagógica dos professores para o segundo semestre de 2024. Promovendo assim, novas formações e a integração entre os níveis de ensino, como a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Graduação.

Foram realizadas dinâmicas, palestras e direcionamentos sobre a construção de um ensino-aprendizagem inovador e criativo. “Conversamos com os professores sobre a importância de a gente se conectar com o nosso propósito, o motivo das nossas escolhas dentro da educação. Porque à medida que o tempo vai passando, a gente vai se apagando, ficando mais cansado por conta de todas as demandas que a educação tem. Então, minha fala envolveu as maneiras de mudar esse cenário, lembrando dos benefícios que existem com relação às nossas práticas, a importância da nossa intencionalidade para mudar as vidas realmente, inclusive as nossas, por meio das nossas escolhas”, pontua a professora e gestora educacional, Nagila Mariano.

No Colégio Satc, a Semana Pedagógica priorizou o alinhamento de ações e projetos. “Nos encontros escolhemos a integração do trabalho da educação com os objetivos do planejamento estratégico da instituição, para que cada vez mais todos estejam engajados. Buscamos falar também sobre os objetivos pessoais do corpo docente e enfatizar o processo de implantação do Sistema de Ensino Bernoulli”, explica a diretora do Colégio Satc, Izes Machado Beloli.

Formação na Semana Pedagógica

Os desafios de sala de aula também foram tema dos encontros, onde se trabalhou métodos e ferramentas que podem contribuir com o envolvimento dos estudantes no ambiente acadêmico.

“O aluno está sempre sedento por novidades, então a gente precisa estar sempre renovando a nossa prática de sala de aula, descobrindo novas formas de ensinar e de aprender sem ser nos métodos tradicionais de aula expositiva. Procuramos então trazer assuntos relevantes e o foco dessa formação foi a questão da gamificação. Porque a gente sabe que a aprendizagem, ela só acontece se houver engajamento dos alunos, e só existe engajamento se houver motivação, e com esse método é possível promover reflexões, estimulando-os a solucionar problemas e desafios”, ressalta o pró-reitor de ensino e extensão da UniSatc, Jovani Castelan.