Na manhã desta segunda-feira (28), a ventania atravessa Criciúma e região, permanecendo até o período da noite. Segundo o climatologista da Estação de Urussanga da Epagri, Márcio Sônego, as correntes de ar continuarão intensas. “O vento segue assim mais potente até hoje a noite, começando a perder velocidade depois das 21 horas”, alerta.

Apesar dos ventos fortes, o climatologista afirma que não houve grande declínio de temperatura nesta segunda-feira. “Ainda não caíram muito as temperaturas. Terça-feira (29) vai marcar apenas 7 graus, na quarta-feira (30) teremos mínimas de 4 graus e na quinta-feira (31) o termômetro estará marcando 6 graus”, informa Sônego.

O climatologista revela que o primeiro dia da semana marcou presença com ventos de até 119,1 km/h.

“Em Criciúma, na estação da Satc, ventos chegaram a 64,4 km/h. No costão da serra, na Barragem do Rio São Bento, o vento foi a 88 km/h às 10h da manhã. Já em cima da serra, passando um pouco à frente do Mirante, a medição foi 119,1 km/h em estação particular ali na cumieria da serra a 1.420 m de altitude. No Balneário Rincão, chegou a 81 km/h às 14h20 no condomínio Águas do Atlântico, perto da Barra Velha. Terça o vento ainda chega aos 50 km/h nas praias, de direção Sudoeste”, finaliza o climatologista.

De acordo com a EPAGRI/CIRAM, nesta terça-feira (29) o clima será frio com ventos de direção sudoeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no litoral ainda pela atuação do ciclone na costa.

Escrito pela acadêmica de jornalismo: Laura Brehm