Cultivar vínculos e fortalecer os laços de amizade entre os alunos no ambiente escolar faz parte dos propósitos do Colégio Satc. Para fazer com que essas oportunidades sociais fossem ainda mais praticadas, uma semana repleta de atividades recreativas marcou as comemorações do Dia das Crianças. As turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais puderam celebrar essa data com muita alegria e diversão. Atividades especiais, momentos de muito aprendizado e o resgate do que é valor na infância foram presentem nos cinco dias de festividade.
As ações recreativas e culturais foram pensadas e programadas com o intuito de resgatar os direitos dos pequenos de aprendizagem, de movimento, de comunicação e expressão. “Essas atividades nessa semana refletem não apenas no aprendizado do aluno, mas também na convivência social dele. No desenvolvimento das competências socioemocionais que a gente enfatiza bastante. Porque é o momento em que eu vou jogar, vou ganhar ou vou perder. É o momento que eu vou dividir com o amigo que vai cuidar do que é meu, de fazer trocar experiência e submeter essas crianças a diferentes situações em relação àquilo que vivenciam todos os dias na escola”, destaca a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Satc, Sandra Marcon.
Diversão no Infantil
Uma super semana foi planejada para que os pequenos do Infantil pudessem ter novas experiências e se divertirem de formas diferentes. “Nós preparamos uma semana bem divertida, mas principalmente uma semana leve. Leve para as famílias, para as crianças e para a equipe. Porque quem se envolve com esses dias precisam estar bem. Tivemos brincadeiras de roda, resgatando brincadeiras da infância, sem competitividade, trazendo bem essa essência do brincar, que é o que já acontece em educação infantil. O ambiente que respeita a infância e que nessa semana a gente potencializa um pouco mais para deixar ainda tudo mais divertido”, conta a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Satc, Luciana Peruch Ferreira.
Com tudo pensado para o universo infantil, os pequenos puderam desfrutar das grandes possibilidades que o Colégio Satc oferece. “Buscamos trazer brincadeiras, diversão, onde fizemos o dia da casa de festas, a atividade da areia colorida que eles produziram e viram a mágica acontecer. Também tivemos o dia do teatro envolvendo alunos do Curso Técnico que trouxeram a sensibilidade para essa semana”, ressalta Luciana.
O encerramento dos dias divertidos foi com um momento de celebrar a infância. “No último dia preparamos um lanche coletivo que foi feito aqui na escola. As crianças também prepararam uma camiseta colorida para estar nesse momento, então tudo tem a participação da criança, sem sobrecarregar as famílias. Foi uma semana muito gostosa, a gente também voltou a ser criança, porque é uma atmosfera muito boa”, relata a coordenadora do Infantil.
Comemoração à infância
A semana mais esperadas pelos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental foi preparada para com muito carinho pela equipe pedagógica, que organizou atividades pensadas para cada nível cognitivo e de maturidade do desenvolvimento das turmas.
“Essa é uma semana pensada ludicamente. Fizemos este ano uma atividade muito legal que foi a arrecadação de dinheiro para cada aluno poder fazer uma compra na padaria da escola. A Doce Pão ofereceu quatro produtos e aí as crianças puderam escolher um e com um ticket em mãos puderam comprar o seu lanche. Também tivemos o dia do picolé e encerramos a semana com um cachorro-quente”, explica Sandra.
Tudo foi pensando para que cada vez os alunos se sintam pertencentes da escola que é um lugar para se viver a infância e de diversão. “As turmas participaram dos Jogos Olímpicos Satc (JOS) que para as crianças é uma festa. No 1º ano entregamos medalha para todo mundo, porque eles ainda estão em fase de construção. A partir do 2º ano, medalha para o 1º e 2º lugar. Também tivemos o dia cinema, dos brinquedos infláveis, da fantasia, de trazer brinquedos de casa e encerrando com o cabelo maluco em um super desfile”, finaliza a coordenadora do Fundamental.
As turmas do Ensino Integral também tiveram atividades especiais nessa semana da criança, com atividades dentro e fora da escola.