Com a chegada do Carnaval, a diversão toma conta das ruas, mas a segurança não pode ser deixada de lado. Durante esse período de festividades, é comum que pessoas mal-intencionadas se aproveitem da distração dos foliões para praticar furtos. Pensando nisso, a Polícia Civil reforça algumas orientações para garantir que a festa aconteça sem transtornos. 

De acordo com o delegado da Polícia Civil, Márcio Campos Neves, alguns cuidados são essenciais para evitar ser alvo de criminosos. “As principais orientações são evitar que colares e pulseiras valiosas fiquem à mostra. Além disso, dinheiro, cartões e celulares devem ser guardados em bolsos da frente junto ao corpo, pochetes ou bolsos internos”, destaca. 

Entre os crimes mais comuns nos blocos carnavalescos, está o furto mediante destreza, que ocorre de maneira discreta e sem que a vítima perceba. “Em razão da aglomeração de pessoas, do balançar das músicas e do contato físico inevitável, os ladrões aproveitam para se aproximar, abrir bolsas e pegar objetos de valor”, explica o delegado. 

Caso não seja possível evitar o furto, é fundamental agir rapidamente para minimizar os danos. “A precaução é a melhor forma de evitar problemas, mas, se for vítima, procure imediatamente a delegacia mais próxima, entre em contato com o banco para bloquear os cartões e avise familiares para evitar que criminosos usem seus dados para pedir dinheiro”, orienta Neves. 

Após a denúncia, entra em ação o trabalho da Polícia Civil para tentar recuperar os bens furtados e identificar os criminosos. “A partir do registro, conseguimos realizar diligências para localizar os responsáveis. Em muitos casos, especialmente no caso de celulares, as vítimas conseguem recuperar seus aparelhos”, finaliza o delegado.