Em visita a Criciúma, o secretário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda e a diretora do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação do MCTI, Juana Nunes Pereira, conheceram o ecossistema de inovação do Centro Tecnológico da Satc. Durante a visita, o secretário ficou a par das pesquisas desenvolvidas dentro do CT, além das perspectivas para o futuro, além da participação da Satc nos planos de Transição Energética Justa.
“Foi muito importante a vinda do secretário aqui, que pese o fato de ele trabalhar com inovação social, a pasta dele versa sobre isso, acho importante ele ver também o que nós estamos fazendo e todas as possíveis conexões entre o que a gente faz de inovação aqui corporativa, inovação aberta, com as nossas startups e também como é que isso pode se conectar com esse tema tão importante que é a inovação social”, ressaltou o reitor da Satc, Carlos Antônio Ferreira.
Durante a visita, o secretário reiterou a importância de ecossistemas de inovação dentro de instituições de ensino. “Exemplos como este são muito importantes para o país e são modelos que devem ser replicados em outros lugares. Viemos para uma visita e acabamos vendo projetos de pesquisa que podem ser muito bem aproveitados”, comentou o secretário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
A Transição Energética Justa também entrou em pauta e o secretário conheceu as plantas pilotos para a pesquisa de Captura de CO2 e fabricação de zeólitas. Além do secretário e da diretora do MCTI, acompanharam a visita a vereadora de Criciúma, Giovana Mondardo; e o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do Centro Tecnológico da Satc, Luciano Bilessimo.