Os alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Satc participaram na manhã da última terça-feira (05) do projeto Satc Skills, que visa ampliar as possibilidades profissionais dos alunos com a escolha dos Cursos Técnicos. O primeiro ciclo de apresentações das 12 formações técnicas disponíveis pela instituição contou com a participação de 240 estudantes do 1º ano do Ensino Médio, das Unidades de Criciúma e Turvo.

O processo de orientação profissional iniciou nesta semana e segue até novembro. Nesse período, ocorrem as etapas para que os adolescentes possam escolher o curso com o qual possuem mais afinidade. “O propósito do projeto é sensibilizar os alunos sobre a importância dos Cursos Técnicos na formação profissional, orientando e apoiando na escolha futuras dos nossos jovens”, explica a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Satc, Adriana Just Schmidt.

Durante o bate-papo professores de diferentes áreas compartilharam as possibilidades profissionais e pessoas que os alunos podem ter com uma nova formação. “O Satc Skills auxilia no desenvolvimento e amadurecimento do jovem, no que diz respeito à responsabilidade no processo de escolhas. Os sensibilizamos também sobre a importância da formação técnica enquanto futuros profissionais e oportuniza o jovem em uma reflexão sobre autoconhecimento do eu e eu no mundo”, destaca Adriana.

O encontro contou também com a participação do coordenador dos Cursos Técnicos, Adelor de Costa, e de coordenadores e professores das formações profissionais.

Projeto Satc Skills

Os estudantes que frequentam o Ensino Médio regular pela manhã cursam, portanto, à tarde, o técnico gratuitamente. Os cursos para escolha e que iniciam em 2026 são: Administração, Design Gráfico, Eletromecânica, Eletrotécnica, Fabricação Mecânica, Informática, Manutenção Automotiva, Mecatrônica, Mecânica, Multimídia, Química e Segurança Cibernética.

Cronograma do projeto

Agosto – bate-papo com pais – 07/08

Setembro – Visita aos cursos técnicos

Novembro – escolha do curso para 2026.