O ecossistema de inovação e tecnologia fomentado pela Satc, foi apresentado aos gestores e pesquisadores dos institutos do SENAI de Santa Catarina, dos polos de Blumenau, Florianópolis e Joinville. Na visita, o grupo de representantes pode conhecer a estrutura oferecida pelo Centro Tecnológico Satc (CTSatc), a partir dos projetos de pesquisa ligados à descarbonização, como a Planta de Captura de CO2.
A visita foi conduzida pelo diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan. “Para nós é muito importante receber representantes de instituições do estado aqui no campus. Assim podemos unir ideias e pensar em soluções para áreas importantes para a nossa região, como a questão da descarbonização. A Satc sempre está de portas abertas para contribuir com a evolução de pesquisa e desenvolvimento quando se fala em baixo carbono”, frisa o diretor.
Para o gerente executivo de inovação e tecnologia do SENAI/SC, Mauricio Pauletti, a agenda visa a identificação de oportunidades ligadas ao desenvolvimento de projetos inovadores. “Temos em nossos institutos diversas vertentes tecnológicas e com a visita conseguimos identificar aspectos desenvolvidos pelas duas instituições. Dessa forma, podemos firmar parcerias e projetar ideias em colaboração, já que a Satc tem grandes projetos ligados a descarbonização”, destaca.
No grupo de gestores do SENAI/SC estavam presentes o pesquisador chefe do instituto de inovação de Florianópolis, Paulo Violada, o gerente de serviços tecnológicos, Alceri Schotefeldt, o gerente de inovação e tecnologia, Paulo Marques. Bem como, o consultor ambiental, Charles Leder, o pesquisador Jocinei Dognini e o gerente do instituto de inovação de Joinville, Ariel Rezende.