A UniSatc, em parceria com a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Criciúma, promoveu uma série de formações voltadas para professores da rede pública estadual. As atividades fazem parte das ações previstas pelo programa Universidade Gratuita que estabelece horas de formação por semestre para os professores e servidores das escolas estaduais.

A formação reuniu aproximadamente 100 professores do Cedup com o tema ‘Metodologias Ativas’. O encontro teve como foco apresentar estratégias didáticas inovadoras voltadas para o Ensino Técnico.

“A UniSatc tem assumido um papel importante como formadora, não só promovendo a troca de experiências, mas também oferecendo conteúdos que realmente dialogam com a realidade da sala de aula. Foi uma noite com atividades práticas e com bons feedbacks. Pensando também que a metodologia ativa vai ao encontro de um perfil de aluno diferente que nós temos atualmente. Que é um aluno que não tem mais paciência para ficar ouvindo três, quatro horas de aula expositiva, ainda mais com a proibição do celular de sala de aula que fomentou muito isso”, destaca o coordenador pedagógico da UniSatc, Davi Colombo.

Praticas inovadoras na Educação de Jovens e Adultos

Como parte também das ações previstas pelo programa Universidade Gratuita a UniSatc realizou uma formação voltada para Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Regional de Tubarão. Com temáticas semelhantes, os educadores da UniSatc propuseram metodologias que possibilitam trabalhar com turmas heterogêneas, compostas por alunos de diferentes faixas etárias.

“É um grande desafio falar com um aluno de 18 anos e outro de 70 na mesma sala. Por isso, trouxemos alternativas de abordagem mais inclusivas e ativas para esses contextos. Nós como professores, sabemos as dores que outros profissionais enfrentam em relação a esses temas, neste caso, nossa formação vem com dinâmicas e atividades sempre práticas”, explica o coordenador.

Uso da Inteligência Artificial na educação

Além das formações voltadas às metodologias ativas, a UniSatc também participou de outras ações pedagógicas como o com foco no uso da inteligência artificial (IA) na educação. Em encontros realizados na Regional em Braço do Norte e na CRE de Tubarão, as capacitações contaram com reflexões sobre ética em seu uso, ferramentas digitais e estratégias pedagógicas que utilizam IA como aliada em sala de aula.

“Assim como as calculadoras na década de 80, no qual os professores de matemática dos Estados Unidos fizeram um movimento nacional indo às ruas para reivindicar a proibição em sala de aula, a gente vê que esse movimento com o uso da IA vem também para esse caminho. Então o objetivo é mostrar para os professores as práticas pedagógicas que podem ser utilizadas em sala de aula com o uso da inteligência artificial”, comenta Colombo.