Com uma trajetória marcada pela responsabilidade ambiental, a Satc completa 18 anos de certificação ISO 14001, norma internacional que reconhece sistemas de gestão ambiental eficazes e sustentáveis. Não apenas um selo, a conquista representa um compromisso contínuo da instituição com a educação ambiental, e eficiência na utilização dos recursos.
Conforme o reitor da Satc Carlos Antônio Ferreira, este ciclo simboliza uma caminhada de aprendizado e maturidade. “Revisamos todos os nossos indicadores e vimos toda a questão ambiental, ou seja, reciclagem, resíduos, energia, água entre outros. Tudo isso é extremamente importante e nos trouxe muita maturidade. Mas o principal legado que essa certificação nos deixa é a educação, o que conseguimos transmitir para os nossos alunos. A partir do que entendemos com a ISO 14001, aprendemos e multiplicamos conhecimento”, afirma.
A gestão ambiental da Satc é estruturada por um Sistema de Gestão Integrado (SGI), que reúne qualidade e meio ambiente em um único modelo de atuação. Segundo Cletson Menegon, coordenador do SGI, o objetivo é reduzir os impactos ambientais e aumentar a eficiência no uso de recursos.
“buscamos reduzir os impactos sobre o meio ambiente através de várias frentes de atuação, aumentando a eficiência na utilização de recursos e a sustentabilidade econômica e ambiental. Destacando os processos de coleta seletiva e reciclagem de resíduos, alcançamos patamares acima de 90% de reciclagem ou reaproveitamento”, explica.
Projetos de pesquisa e inovação da Satc também estão alinhados com a responsabilidade ambiental, por meio de iniciativas voltadas à descarbonização e à economia circular. “Somos um grande ecossistema sustentável focado em educação, pesquisa, inovação e negócios, impactando toda uma região, um estado e um país. Desenvolvemos cidadãos preocupados com a sustentabilidade e negócios que promovem a melhoria do meio ambiente”, completa Cletson.







