A construção de ambientes mais justos e respeitosos faz parte do contexto escolar de formação de pessoas, mas deve ocorrer também no mercado de trabalho. Pensando em promover reflexões e debates sobre temáticas atuais para a sociedade, que a Satc estará promovendo a 2ª edição do Simpósio de Inclusão, Diversidade e Equidade (IDE). As palestras e painéis ocorrerão no auditório João Luiz Novelli, no dia 20 de maio, com foco na capacitação de profissionais sobre práticas de inclusão nos setores profissionais.
O evento tem como foco auxiliar na compreensão e na aplicação de ações inclusivas que envolvem Pessoas com Deficiência (PcD) no ambiente corporativo. “Quanto mais a gente conhecer as pessoas ao nosso redor, melhor iremos atender as suas necessidades, acolher e respeitar suas individualidades. Nosso papel é de levar orientação e conscientização para nossos colaboradores e empresas parceiras, sobre os direitos de profissionais PcD”, explica a coordenadora de Gestão de Pessoas da Satc, Fabiola Pereira Guidi.
Além disso, a iniciativa busca fortalecer a cultura organizacional das empresas locais, incentivando políticas que valorizem a diversidade e promovam a equidade. “É importante promovermos espaços para falarmos e discutirmos sobre a deficiência, que em anos atrás era visto como algo triste, uma falta do padrão do ser humano. E atualmente, esse conceito antigo mudou por lei e não pode impedir a aproximação da pessoa com deficiência de espaços coletivos, bem como, no mercado profissional. Por isso, é nosso papel orientar e ouvir profissionais que entejam envolvidos nessa realidade”, destaca Fabiola.
A palestra magna de abertura do II Simpósio IDE da Satc será com o escritor, palestrante, músico e produtor de conteúdo no canal ‘Diário de um Autista’, que atravessa o Brasil para promover o entendimento sobre o Espectro do Autismo, compartilhando suas experiências e vivências, Marcos Petry.
O evento é aberto para a toda a comunidade escolar da Satc e empresas parceiras.

