A Satc deu um passo significativo rumo a consolidação de ser referência em cibersegurança. A instituição participou do 12º Fórum Brasileiro de CSIRTs. O evento, realizado em São Paulo, reuniu centros de resposta a incidentes de segurança de todo o país para discutir práticas, técnicas e tendências no campo da cibersegurança.
O ‘Computer Security Incident Response Team (CSIRT), ou Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança, é uma organização responsável por receber, analisar e responder a notificações e atividades relacionadas a incidentes de segurança em sistemas computacionais. E a Satc está se preparando para ser o primeiro CSIRT educacional do estado de Santa Catarina.
Conforme o coordenador responsável pela área de cibersegurança da Satc, Anderson Farias, para alcançar este objetivo, a instituição passou por uma auditoria realizada por membros do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
“A visita dos auditores revelou que a Satc já possui um nível de maturidade superior ao encontrado em muitas outras instituições do país. Por isso, fomos convidados a participar do fórum como se já fôssemos um CSIRT oficial, o que nos proporcionou um aprendizado valioso sobre boas práticas, técnicas de defesa, e a estrutura necessária para um centro de resposta a incidentes”, relatou Farias.
Com base no feedback recebido e nas informações adquiridas durante o fórum, a Satc está pronta para se tornar mais uma instituição referência em cibersegurança. “Estamos elaborando nossa estratégia de implementação, definindo políticas, ferramentas e equipes necessárias para garantir um ambiente seguro e preparado para enfrentar desafios cibernéticos”, concluiu o coordenador.