A Satc deu mais um passo importante em sua jornada de inovação e segurança cibernética ao participar do curso “Overview of Creating and Managing Computer Security Incident Response Teams”, realizado pelo CERT.br/NIC.br em parceria com o Software Engineering Institute. Representando a instituição, Vagner Rodrigues, coordenador do curso técnico em Segurança Cibernética, e Daniel Freitas, integrante do CSIRT Satc, marcaram presença na capacitação que reuniu instituições de renome nacional.
Com condução de Cristine Hoepers e Klaus Steding-Jessen, especialistas de destaque na área, o curso abordou o ciclo completo de gestão de incidentes, além de aspectos operacionais e organizacionais essenciais para a consolidação de equipes de resposta a incidentes de segurança cibernética (CSIRTs).
Entre os participantes estavam ANATEL, ANAC, TSE, Petrobras, Itaipu, Itaúsa, Unimed e PicPay, destacando a relevância do tema. A Satc foi uma das duas instituições de ensino presentes no evento.
“Foi uma experiência extremamente positiva, pois ficou claro que estamos no caminho certo com a consolidação do nosso CSIRT. Além disso, estar ao lado de instituições como ANATEL, ANAC, TSE e Petrobras reforça a relevância e a urgência da criação de um CSIRT nos dias de hoje”, destacou o coordenador Vagner Rodrigues, que também ressaltou a importância do curso para alinhar boas práticas e fortalecer a base do recém-iniciado CSIRT da SATC.
Com duração de dois dias, a imersão contribuiu significativamente para a estruturação do time de resposta a incidentes da Satc, e teve como objetivo a definição de serviços e atribuições, além de promover um avanço estratégico na gestão de segurança cibernética da instituição.



