A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) promoveu, na última quinta-feira (3), a 1ª Plenária de Educação e Desenvolvimento Regional do ano, sediada na sede da Librelato, em Içara. O encontro reuniu lideranças empresariais, reitores de universidades, autoridades públicas e representantes da sociedade civil para discutir o papel estratégico da educação no desenvolvimento econômico e social do Extremo Sul catarinense.

Com uma programação que incluiu visita técnica às instalações da Librelato — uma das maiores fabricantes de implementos rodoviários do Brasil — e uma plenária temática, o evento foi marcado pela conexão entre o conhecimento acadêmico e o setor produtivo.

“Falar sobre desenvolvimento sem falar sobre educação é um erro estratégico. E da mesma forma, falar sobre educação sem considerar os desafios e as oportunidades do setor produtivo é uma desconexão da realidade”, destacou Thayni Librelato, vice-presidente regional da FACISC, em seu discurso de abertura.

A plenária contou com a participação dos reitores da Unesc, Satc e Unibave, que apresentaram o impacto de suas instituições na transformação dos municípios do Sul de Santa Catarina. As universidades são responsáveis por formar profissionais capacitados, fomentar o empreendedorismo e gerar inovação, com reflexo direto na economia local.

“Foi um momento super rico. Acho que foi o momento de apresentar um pouco do que a gente faz para uma entidade extremamente importante, que é a FACISC, que congrega todo o setor empresarial da região Sul de Santa Catarina. Foi uma troca muito significativa, não só de possibilidades do que fazer, mas também de uma questão um pouco mais profunda, de: “qual o valor da educação e o que as instituições têm como papel e qual é a contribuição que a gente pode fazer”. Então, foi extremamente valioso essa plenária esse tema educação”, ressaltou o reitor do Centro Universitário UniSatc, Carlos Antonio Ferreira

A Regional do Extremo Sul da FACISC, composta por 27 municípios e 12 associações empresariais, representa 8,7% da população catarinense, 6,7% do PIB estadual e 6,4% da arrecadação de ICMS. É a 5ª maior economia do estado e a 4ª em população, demonstrando a importância de políticas integradas para o fortalecimento da região.

Além de destacar o papel das universidades, a plenária reforçou a necessidade de criar ambientes favoráveis à inovação, retenção de talentos e geração de oportunidades dignas de trabalho. “Nosso papel enquanto lideranças é criar ambientes que gerem acesso ao conhecimento e estimulem a inovação. Isso só se faz com diálogo, colaboração e visão de longo prazo. Educação e desenvolvimento caminham juntos — quando bem cultivados, geram frutos que vão além da economia: fortalecem a sociedade, valorizam a cultura e elevam a dignidade humana”, reforçou Thayni.

Ao final da plenária, os participantes compartilharam um jantar de integração, reforçando os laços entre empresários, educadores e líderes regionais. A FACISC reafirma, com essa iniciativa, seu compromisso em promover conexões estratégicas que impulsionem o desenvolvimento sustentável dos territórios catarinenses.