O programa Cobusiness oferecido pela Satc Negócios deu início a jornada de inovação de seu novo parceiro: a Procer , empresa que recentemente aderiu ao programa realizado no Centro Tecnológico Satc. Essa etapa inicial, considerada fundamental para o sucesso do programa, foi marcada por momentos de sensibilização, alinhamento estratégico e definição de objetivos voltados à inovação.
De acordo com Samira Ortolan, analista de negócios da Satc Negócios, o kick-off é o ponto de partida para a transformação. “O kick-off é um momento de trazer todo mundo para a mesma página. Nele, explicamos como o Cobusiness funciona, quais são as próximas etapas e a importância da alta gestão no processo. É também o momento de sensibilizar os participantes sobre inovação e apresentar os benefícios que podemos proporcionar à empresa”, explica.
Além de preparar os colaboradores para a nova abordagem, o kick-off também definiu os objetivos estratégicos da Procer no programa. Esses objetivos, que variam entre desenvolvimento de novos produtos, serviços ou melhorias internas, direcionarão os próximos passos da parceria. “Durante essa etapa, a empresa definiu de três a quatro objetivos estratégicos que considera prioritários para impulsionar a inovação. Isso nos permite traçar um caminho claro e focado”, acrescenta Samira.
A próxima fase será o evento criativo, que envolverá 15 colaboradores da Procer em um processo de geração de ideias a partir dos direcionamentos estabelecidos pela Alta Gestão. “Esse evento é uma oportunidade de dar voz aos profissionais que estão no dia a dia da operação, permitindo que eles contribuam com ideias que talvez a gestão não tenha enxergado. É um momento surpreendente e enriquecedor, tanto para os colaboradores quanto para a empresa”, destaca a analista.
A importância de um bom início na Inovação
A primeira etapa de introdução da empresa no programa de inovação é uma das principais para que o processo ocorra de forma satisfatória para a empresa e se alinhe aos objetivos do Cobusiness. Pâmela Milak, Gerente de PD&I e Consultorias do CT Satc, destaca a importância do kick-off como uma etapa estratégica.
“O kick-off é um momento em que são estabelecidas as diretrizes, expectativas e próximas fases do programa de inovação, em que levamos em consideração os pilares estratégicos da empresa. Caso a empresa ainda não tenha esse direcionamento claro, nós enquanto equipe, ajudamos nessa construção com base no cenário atual do negócio e em projeções futuras. Quando temos uma empresa do calibre da Procer no processo, referência na sua linha de atuação, essa etapa de kick-off é estabelecida sobre uma base sólida para a execução das próximas fases, pelo próprio grau de engajamento e maturidade que a empresa tem, o que nos dá segurança para trabalharmos em prol do resultado que a empresa projeta”, afirma Pâmela.
Voltado para o ramo da tecnologia, o CT Satc tem se aproximado cada vez mais do agronegócio. “No Centro Tecnológico Satc, somos especialistas em pesquisa aplicada, desenvolvimento de soluções tecnológicas e otimização de processos. Nossa expertise pode agregar valor, inclusive, para o agronegócio. Estamos confiantes de que essa parceria trará benefícios significativos para a Procer e para toda a cadeia produtiva, impulsionando a eficiência, a sustentabilidade e a segurança alimentar no Brasil”, ressalta o pró-reitor de Tecnologia e Inovação do Centro Tecnológico Satc, Luciano Bilessimo.
A Procer se junta a outras empresas que enxergaram no Cobusiness uma oportunidade de transformação organizacional e busca por inovação estratégica, reforçando a parceria entre a Satc Negócios e as empresas da região no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis.
