Pioneira nas pesquisas de Captura de CO₂, a Satc encerrou, nesta quarta-feira (12) a sua participação na COP30 apresentando o Webinar Captura e Armazenamento de CO₂. Além da Satc, empresas e universidades parceiras participaram do debate transmitido para todo o mundo na plataforma digital da Conferência da ONU.
“A oportunidade de demonstrar ao mundo nosso compromisso com a sustentabilidade e levar ao palco internacional o trabalho que desenvolvemos em captura e armazenamento de CO₂ demonstra o nosso papel como catalisador de mudança nas questões ambientais”, destacou o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan.
Ao longo dos últimos três dias, a Satc esteve presente nos debates da COP30, realizando transmissões ao vivo no espaço digital da conferência. Uma oportunidade de mostrar ao mundo as pesquisas e processos desenvolvidos na área ambiental com o Colégio Satc, UniSatc e Centro Tecnológico Satc.
“Integrar a educação, a inovação e os negócios em um só ecossistema, da educação infantil ao doutorado, nos permite atuar de maneira única no cenário da transição energética e da captura de carbono”, enfatizou Zancan.
Além de mostrar ao mundo suas pesquisas, em todas as transmissões os alunos do ensino fundamental e médio estiveram presentes, acompanhando o debate e fazendo perguntas aos convidados.
“Ver nossos alunos participarem ativamente, formularem questões e sentirem-se parte dessa agenda global dos ODS’s é uma das grandes vitórias desta presença na COP30”, afirmou a diretora do Colégio Satc, Izes Ester Machado Beloli.
Destaque na Educação e expoente nos Negócios
Se na escola os projetos voltados ao meio ambiente já estão inseridos na matriz curricular, na área de Negócios, o Centro Tecnológico Satc explora a tecnologia para os processos voltados ao meio ambiente. Desde a pesquisa com Captura de CO₂, passando pelo desenvolvimento do Hub de Fertilizantes e sendo ator principal na Transição Energética Justa.
“Estamos construindo um modelo de negócios que coloca a sustentabilidade como eixo central, seja na captura de carbono, seja no desenvolvimento de fertilizantes ou no apoio à transição energética. E, isso coloca a Satc em posição de protagonismo entre educação, inovação e mercado”, ressaltou o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do Centro Tecnológico Satc, Luciano Bilessimo.
Modelo de Gestão Ambiental
Há 18 anos a Satc é certificada com a ISO 14000, sendo exemplo de empresa com gestão ambiental, além disso, foi a primeira instituição de ensino da cidade a ser signatária dos ODS’s da ONU.
“Ter uma certificação como a ISO 14000 por quase duas décadas e assumir nosso compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável mostra que nosso trabalho vai além da sala de aula: trata-se de traduzir compromisso em ação concreta”, declarou o reitor da UniSatc, Carlos Antonio Ferreira.










26.6ºC