O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba elegeu na última quarta-feira (07) a nova diretoria, que conta com a representação da Satc. A instituição de ensino e pesquisa, tem apoiado o órgão com conhecimentos técnicos e científicos, colaborando na elaboração de estudos, pesquisas e projetos voltados para a gestão hídrica da região. O mandato da nova gestão será de 2025 à 2026.

O comitê terá como presidente, Eliandra Gomes Marques, representando a Associação de Proteção Ambiental Aguape. O vice-presidente será, Juliano Dal Molin, da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Nova Veneza. E a função de secretário executivo será ocupada pelo analista de projetos da Satc, Daniel Pazini Pezente, que possui ampla experiência em gestão e atuação em projetos ligados à preservação e inovação.

“A Satc participa ativamente de discussões sobre políticas públicas, oferecendo soluções inovadoras e tecnológicas que podem ser aplicadas na preservação dos recursos hídricos e na melhoria da qualidade da água. Além disso, a participação da instituição no Comitê reforça o compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento responsável da região. Sendo uma parceira estratégica na busca por soluções que integrem a preservação ambiental e o desenvolvimento socioeconômico”, destaca Pezente.

Demandas do Comitê

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá e Afluentes do Mampituba é um importante órgão colegiado, composto por representantes de diversos segmentos da sociedade, com a missão de promover a gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos da região.

“O funcionamento do comitê é pautado pelo princípio da participação, onde são estabelecidos espaços de debate e deliberação, com reuniões periódicas que envolvem membros dos poderes públicos, usuários de água e organizações da sociedade civil. O órgão tem a responsabilidade de implementar a Política Nacional de Recursos Hídricos, monitorando a qualidade da água, buscando garantir a disponibilidade e a preservação dos recursos hídricos para as gerações futuras”, conta o novo secretário executivo.

O comitê também atua em questões de recuperação de áreas degradadas e busca promover a conscientização ambiental, incentivando práticas sustentáveis que impactem positivamente o meio ambiente e as comunidades locais. “Entre as atribuições do Comitê estão a aprovação de planos de gestão, o controle de outorgas para o uso da água, o acompanhamento da qualidade das águas e a mediação de conflitos relacionados ao uso dos recursos hídricos da nossa região. A nova gestão seguirá comprometida em promover ações integradas e eficazes para garantir a sustentabilidade e o uso responsável dos recursos hídricos na bacia hidrográfica”, ressalta Pezente.