A Satc formalizou uma parceria estratégica com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) de Santa Catarina em um evento no Senado Federal, nesta terça-feira (25), que marcou a instalação da Frente Parlamentar de Apoio à Cibersegurança e Defesa Cibernética. A assinatura do convênio foi realizada pelo secretário adjunto da SCTI, Ramices Silva, na presença do senador Esperidião Amin, presidente da Frente Parlamentar e anfitrião da cerimônia, que reuniu lideranças de diferentes esferas para debater a segurança digital no país.
O acordo prevê a criação de programas de capacitação profissional e o suporte da Satc ao governo estadual na formação de um centro de resposta a incidentes cibernéticos. Durante o evento, o senador Esperidião Amin enfatizou a importância da integração entre os setores público e privado para enfrentar os desafios de cibersegurança e destacou a relevância do papel da Satc como parceira técnica nesse processo.
Desde 2021, a Satc segue um roadmap estratégico em parceria com a empresa israelense Basecamp, referência em cibersegurança, o que resultou no primeiro centro privado de resposta a incidentes cibernéticos de Santa Catarina. Essa experiência será utilizada no suporte ao Estado, incluindo a criação de soluções para proteção de dados e sistemas.
O diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan, reforçou que o convênio com a SCTI solidifica a posição da instituição no setor de cibersegurança e a habilita a contribuir significativamente com o fortalecimento da segurança digital em Santa Catarina. A assinatura do acordo, ocorrida no contexto de uma agenda que discutiu temas como governança cibernética e lições aprendidas com incidentes internacionais, representa um avanço concreto para o desenvolvimento da área no estado.
O evento contou com a presença do Senador Esperidião Amin (Presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Cibersegurança e Defesa Cibernética), Senador Izalci Lucas, Senador Jorge Seif, Senador Hamilton Mourão, Senador Sergio Moro, Senadora Damares Alves, Senador Astronauta Marcos Pontes, Secretário Executivo Ivan Correa Filho | GSI (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República), Ministro José Múcio | Ministério da Defesa, Deputado Ricardo Guidi,
Deputado Vitor Lippi, Diego Ramos | Presidente da ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia e Rony Vainzof – Membro do CNCiber pela FIESP, FecomercioSP e Membro da Aliança Multissetorial pela Cibersegurança Nacional do INCC.

