Oferecer a melhor qualificação profissional, proporcionando experiências de mercado, é um dos pilares que caracterizam o Centro Universitário Satc (UniSatc). Desta vez o curso de Engenharia Mecatrônica não apenas participou, como também recebeu destaque na 3ª edição do InovASCEA. O evento é projetado para fomentar a inovação e o empreendedorismo entre estudantes de diversas áreas do conhecimento. Durante o momento foi realizada uma série de palestras preparatórias, além de um desafio principal, no qual os acadêmicos da UniSatc receberam o primeiro lugar.

Segundo o coordenador do curso de graduação em Engenharia Mecatrônica, João Mota Neto, o Inovascea é uma plataforma importante para a troca de experiências e o desenvolvimento de habilidades práticas, incentivando os alunos a aplicarem suas ideias de forma criativa e colaborativa em um ambiente competitivo. “Toda estrutura e palestras que o evento promove, contribui para insights, além de orientações essenciais para a construção de uma startup abordando temas como inovação tecnológica, estratégias de mercado, desenvolvimento sustentável e desafios de se criar um negócio com potencial para transformar o mercado”, destaca o coordenador.

Ainda, de acordo com o coordenador, os assuntos vistos ao longo do evento foram cruciais para o desenvolvimento do desafio principal, propor uma solução inovadora sustentável para as cidades. Desta forma a ideia desenvolvida pelo grupo de acadêmicos de Engenharia Mecatrônica, foi uma proposta de ‘Mobilidade Energética Inteligente’. A solução foi projetada com o objetivo de oferecer uma gestão inteligente para o carregamento de veículos elétricos, um dos principais desafios do setor de mobilidade sustentável. “O projeto não chamou apenas a atenção dos jurados pela inovação tecnológica, mas também pela capacidade de otimização do uso de energia, promovendo um carregamento eficiente e sustentável”, afirma Mota.

O segundo lugar também tinha o nome da Satc, com a colaboração de um dos estudantes de Engenharia Mecatrônica, a proposta da equipe vice-campeã foi igualmente inovadora, ressaltando a habilidade dos alunos em desenvolver soluções criativas e aplicáveis em escala global. “ Percebemos que a forte presença dos nossos estudantes de Mecatrônica entre os vencedores evidencia o preparo técnico e o espírito empreendedor desses futuros engenheiros”, comenta ainda o coordenador.