Estruturar um projeto para atração de investimentos nacionais e internacionais para estabelecer um distrito de inovação junto as instalações físicas do Centro de Tecnologia da Satc. Esse é o objetivo da parceria formada nesta terça-feira (1), entre a Associação Beneficente Da Industria Carbonífera De Santa Catarina (SATC) e a Negevinn Innovation Center LTD – (BaseCamp), empresa sediada em Israel e que prestará serviços de consultoria para o desenvolvimento de um Distrito de Inovação em Criciúma.
A BaseCamp fornecerá à Satc consultoria, recomendações e serviços de gerenciamento com relação ao posicionamento do projeto e plano de implementação do distrito de inovação. “A parceria com a BaseCamp permite que Criciúma esteja no radar de investidores internacionais e possa desenvolver novos modelos de negócio, trazendo desenvolvimento para a região. O desenvolvimento do Distrito de Inovação é primeiro projeto da Transição Energética do Sul de Santa Catarina, pois estará focado em desenvolver tecnologias de baixo carbono e alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), explica o diretor executivo da SATC e presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral (ABCM), Fernando Luiz Zancan.
Os programas da BaseCamp para inovação na academia serão apoiados pelas conexões e networking da empresa com grupos acadêmicos e de inovação semelhantes em Israel e no exterior. A BaseCamp tem experiência em criar e administrar Parcerias Público-Privada, portanto pode participar como parceiro do projeto em conjunto com a Satc.
“A Satc já conta com 10 parceiros privados interessados de fazer parte do projeto do distrito de inovação. A parceria com a BaseCamp possibilita ao projeto atrair entidades que podem ter interesse em ingressar/apoiar o projeto dentre elas entidades dos parques tecnológicos israelenses de alta tecnologia e/ou financeiros como o BID, Banco Mundial, Comissão Europeia e outros”, afirma Zancan.
Entre os serviços que a empresa israelense prestará está o conceito e design de instalações adequadas aos padrões globais de startups e empresas multinacionais de tecnologia; apoio a criação de marca e o posicionamento do distrito de inovação; atração de startups de diferentes locais, incluindo o uso de conexões da empresa e networking em Israel e no exterior; apoio a criação do ambiente para atrair universidades internacionais, empresas de tecnologia e projetos especiais, tais como (Equipe de Resposta a Emergências Cibernéticas – CERT, serviços operacionais de segurança para serviços públicos civis, financeiro, médico, energia, transporte e outros campos também); marketing e operação e gerenciamento do distrito de inovação em todos os estágios e aspectos, desde a criação e atração de capital humano, a busca de recursos financeiros.
“A indústria do carvão há mais de 60 anos tem contribuído, via SATC, com o desenvolvimento da Sul e, no momento de reinvenção da indústria carbonífera com a transição energética justa, mais uma vez a educação, tecnologia e inovação fomentam o desenvolvimento do sul de Santa Catarina”, ressalta.
Parceria: Conheça a BaseCamp
A BaseCamp, empresa sediada em Be’er-Sheva, Israel, desenvolveu o parque tecnológico de Be’er-Sheva desde 2013 e que hoje possui mais três mil empregos qualificados e um faturamento anual de U$D 45 milhões. A BaseCamp tem atuação em projetos de inovação, na Alemanha, Coréia do Sul, China entre outros países.