Já estão abertas as inscrições para acompanhar o lançamento do Hub de Transição Energética Aplicada à Produção de Fertilizantes – SC. O evento acontece no dia 5 de junho, no Centro Tecnológico Satc, em Criciúma, e faz parte da agenda preparatória nacional para a COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada no Brasil em novembro.
A participação online é gratuita e aberta ao público geral. Os interessados podem se inscrever pelo link. Já a presença no evento será restrita a convidados, incluindo autoridades, representantes do setor produtivo e instituições de ensino e pesquisa.
O novo hub é fruto de uma parceria entre a Satc e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A iniciativa busca integrar academia, setor produtivo e governo na construção de soluções sustentáveis para a produção de fertilizantes, com foco em uma transição energética justa, recuperação de áreas degradadas e economia circular no agronegócio.
A solenidade de lançamento contará com uma programação técnica de peso. Estão confirmadas as participações de José Carlos Polidoro (Mapa), Pedro Igor Veillard Farias (Cefent), Fernando Luiz Zancan (Satc) e Humberto Bicca (Epagri), além de uma mesa-redonda com os convidados.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do CT Satc, Luciano Biléssimo, o hub representa um avanço importante. “Ao conectar ciência e produção, estamos preparando o setor agrícola brasileiro para um futuro mais verde e competitivo, em plena sintonia com os desafios globais que serão debatidos na COP 30”, destaca o pesquisador.
Cronograma de lançamento do hub
14h – Abertura do Evento – Assinatura do lançamento do HUB – SC.
14h30min – Apresentação do Programa de Fertilizante + Hubs – com Pedro Igor Veillard Farias – Centro de Excelência em Fertilizantes e Nutrição de Plantas (Cefent).
15h – Transição Energética e o desenvolvimento de Fertilizantes sustentáveis associado a recuperação de áreas degradadas – com Fernando Luiz Zancan – Associação Beneficente da Industria Carbonífera de Santa Catarina (Satc).
15h30min – Coffee Break
16h – Econômica Circular na regeneração do solo: nutrientes reciclados na produção de fertilizantes para recuperação de capacidade produtiva de áreas degradadas – com Humberto Bicca – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
16h30min – Papel do Fertilizante em Recuperação de Áreas Degradadas: impactos climáticos e estratégias para a segurança alimentar – com José Carlos Polidoro – Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
17h – Mesa Redonda
17h30min – Encerramento.

