As parcerias fortes entre o segmento empresarial e a universidade são pontos em comum entre a UniSatc e a West Virginia University. Na visita que realizou à universidade norte-americana, o pró-reitor da UniSatc, Jovani Castelan, conheceu alguns dos projetos que estão em andamento.

Um dos roteiros passou pelo laboratório que estuda a transformação de veículos à combustão em elétricos. “Esse núcleo de pesquisa é patrocinado pela empresa General Motors, que atua com várias universidades. O objetivo é fazer com que elas desenvolvam novos atributos para os veículos, que envolvem critérios como autonomia, maior velocidade ou redução das emissões”, ponderou Castelan.

O objetivo da visita do pró-reitor da UniSatc à West Virginia foi ampliar a possibilidade de parcerias, como o envio de graduados para cursar mestrado e doutorado. A universidade norte-americana foi fundada em 1863 e reúne estruturas seculares e laboratórios de última geração. “Os alunos moram aqui, se divertem, trabalham, tudo no campus. É um conceito semelhante ao que estamos propondo na Cidade do Conhecimento”, reforçou Castelan.

Ele foi recepcionado pelo ex-colaborador da Satc, o professor e pesquisador Daniel Kestering. Ele atuou com pesquisas no Centro Tecnológico Satc e hoje é professor na West Virginia. Kestering está concluindo o doutorado na área de Engenharia Química.

Acordo de parcerias com a Universidade de Columbia

O pró-reitor cumpriu agenda ainda na University of the District of Columbia. Foi a primeira visita oficial à instituição de ensino superior dos Estados Unidos serviu para que Castelan pudesse conhecer os laboratórios e projetos nas áreas de engenharia, meio ambiente e tecnologia.

“Acredito que vamos viabilizar propostas de parcerias. Eles também demonstraram interesse em nos visitar e conhecer o ecossistema de inovação implantado na Satc”, afirmou Castelan. As ações desenvolvidas com o Cocreation, Colearning e Cobusiness criam uma forma única de atuar e isso chamou a atenção dos pesquisadores norte-americanos.