O desafio era simples: criar um robô que deve seguir a linha branca no traçado, fazer o percurso corretamente e parar em um ponto determinado. Mas nem sempre isso acontece. Esse foi o desafio que a turma da 3ª fase do técnico em Mecatrônica do Colégio Satc precisou cumprir. A atividade encerrou o semestre agregando os conhecimentos de quatro disciplinas.
O aluno Erik Schneider e os colegas desenvolveram o “Salveiro”, um robô agitado que tinha uma tarefa. “Trabalhamos por cinco semanas no projeto. Ele tinha que dar a volta completa, seguindo a linha branca. E fez isso bem”, contou Erik.
A proposta apresentada envolveu as disciplinas de Sistemas Embarcados, Eletrônica Industrial, Projetos de Manufatura Assistida por computador e Técnicas de Manutenção. Os professores Cleber Izidoro, Clauber Marques, Marcelo Amoroso e Vagner Rodrigues propuseram a atividade para unir conhecimentos adquiridos nas disciplinas.
Alunos criaram seu robô seguidor de linha
“A ideia é fazer com que o aluno tenha interação com as linhas do curso de Mecatrônica, como o projeto mecânico, eletrônica e programação, de forma que consiga integrar estas áreas e evoluir os conhecimentos e o trabalho em grupos”, ressaltou o professor Cleber.
O vencedor foi o grupo que conseguiu fazer com que seu robô percorresse o trajeto certo no menor tempo. Foram avaliadas três tentativas para cada um dos robôs. O primeiro lugar ficou com os alunos Paulo, Elias, Michel e Mateus.