Mesmo com o aumento na temperatura, muitas pessoas não conseguem deixar de lado sua rotina de exercícios. Mas, devido ao forte calor e pela incidência de raios solares, alguns cuidados são essenciais para uma prática saudável. Além de evitar os problemas que podem ser causados durante os exercícios.
Entretanto, quais são os piores riscos? Segundo o professor de Educação Física e personal, João Luiz de Brida, o principal risco está na desidratação. Devido à grande perda de suor em épocas de verão, o corpo pode desidratar de forma rápida e, assim pode levar a pessoa sentir tontura, mal-estar e até mesmo provocar convulsões.
Ainda, segundo Brida, na prática de exercícios ao ar livre, as escolhas dos horários são essenciais, porque assim evitará possíveis queimaduras do sol. De acordo com o personal, as pessoas devem sempre procurar se exercitar durante os períodos com poucas presenças dos raios solares, como o início da manhã e, também durante os finais de tarde ao pôr do sol.
“Já as atividades que são praticadas dentro de academias, não possuem problemas em questão de horários. Geralmente, os ambientes são climatizados de forma adequada. Assim já deixam as pessoas com melhores condicionamentos na hora de praticarem as suas atividades físicas”, ressalta.
Dicas para ajudar na prática de exercícios
Para quem quer praticar seus exercícios de formas adequadas mesmo durante o verão, o personal traz algumas dicas que podem ajudar. Onde além de procurar escolher horários com pouca incidência de raios solares, não se pode deixar de lado tanto a hidratação quanto à escolha de alimentos saudáveis.
“Devemos sempre procurar beber bastante água, porque devido ao suor excessivo a água ajudará a repor o líquido corporal, e deixar o corpo hidratado. Buscar se alimentar de forma saudável, evitar alimentos pesados e comer mais frutas e alimentos leves. Além disso, a moderação também é importante. Temos que perceber nossa condição e o limite para nunca exagerar e afetar a saúde”, pondera.