Com o crescimento da desinformação na área da saúde, impulsionada pela pandemia de Covid-19, dados da Secretaria de Saúde de Criciúma apontam que os resultados de vacinação caíram de valores entre 95%, para 70%. Devido a isso, diversas doenças antes que antes não eram mais vistas, voltaram a ter casos confirmados, como a coqueluche.
De acordo com o Secretário de Saúde de Criciúma, Deivid de Freitas Floriano, relata como esta desinformação é prejudicial. “A desinformação se criou negativamente com relação à questão da vacina, é um exemplo muito claro as doenças que estão voltando. Agora a gente está com um cenário epidemiológico, com a volta de enfermidades como a coqueluche”, constata.
O secretário afirma que a desinformação pode gerar grandes problemas para a saúde pública. “Estas Fake News acarretam em vários danos importantes e significativos na rede pública de saúde. Podendo até a levar ao colapso em virtude disso”, ressalta.
Floriano afirma que a Secretaria realiza um programa de conscientização, quanto à diversas doenças. “Nós da Secretaria de Saúde temos a campanha da Saúde em Cores. Todo mês nós trabalhamos de uma a duas patologias que envolve a cor em si. Por exemplo agora novembro azul, que fala de câncer de próstata e o novembro roxo, que de parto prematuro”, comenta.
O secretário explica também as atividades realizadas durante esta campanha. “Então, a gente trabalha focado com assuntos pontuais significantes, a prevenção e levando conhecimento e informação à população quanto as diversas situações de saúde que trabalhamos”, ressalta.
Fique atento às datas do calendário de vacinação.