A Copa do Brasil terá o início dos jogos da primeira fase no dia 22 de fevereiro. O Criciúma conheceu nesta quarta-feira (8) o seu adversário. O Tigre enfrentará o Real Ariquemes Esporte Clube, de Rondônia. A data do confronto ainda não está definida.

A competição está na história do clube Carvoeiro desde sua vitória em 1991, quando Criciúma foi o primeiro clube catarinense a se sagrar campeão da Copa do Brasil e permanece até então buscando uma segunda conquista do título. Em 2023, a volta do Tigre ocorreu por sorteio, já que obteve empate técnico com o Guarani, clube Paulista e não obtinha critérios de desempate. Em 2021, o time Carvoeiro obteve vitórias importantes, chegando até as oitavas de final da competição.  

O time de Rondônia é atualmente tri campeão do campeonato estadual, nos anos de 2017, 2018 e 2022. O furacão, nome de seu mascote, receberá o Tigre em casa, no estádio Gentil Valério com capacidade para 5.000 mil torcedores. Criciúma terá que percorrer um percurso de 3.466,3 km para disputar a partida. 

O time rondoniense já disputou a Copa do Brasil em duas temporadas, no ano de 2018 e 2019, mas não ultrapassou para a segunda fase. Além disso, o clube permaneceu três temporadas na série D do Campeonato Brasileiro. Sua maior pontuação foi em 2019 quando o time obteve o 29° lugar na tabela de colocação. 

Se levar a vitória do Clube Rondoniense, Criciúma deverá enfrentar o Curitiba, também fora de casa. As duas primeiras etapas da competição serão disputadas em partidas únicas. Na primeira etapa, os times com melhor pontuação no ranking nacional de clubes jogam pelo empate, como visitantes, o que muda da segunda fase, se caso houver igualdade no placar, a classificação será definida nos pênaltis.

Foto: Celso da Luz/ Assessoria de Imprensa Criciúma E.C