Combinando ciência, ludicidade e natureza, o Projeto ‘Quimicando Kids’ levou os pequenos do Ensino Infantil do Colégio Satc para uma experiência diferente de sala de aula. Vestindo o papel de ‘Guardiões da Floresta’, como é o nome da turma, as crianças exploraram os conceitos científicos de forma divertida, estimulando a curiosidade, criatividade e relembrando sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.
Durante a atividade, os pequenos participaram de um experimento simples e seguro. O objetivo da atividade era construir uma pequena floresta fictícia por meio de elementos e materiais como água, óleo, pedras, corantes e garrafinhas pet. A proposta prática foi unir o conhecimento científico ao mundo infantil, tornando o aprendizado mais atrativo e significativo para os pequenos.
“Levar as crianças para um espaço diferente da sala de aula, principalmente um que muitos ainda não conheciam, é muito importante. Isso desperta a criatividade, estimula a curiosidade e cria uma conexão com a natureza de uma forma nova para eles. A ideia é justamente essa, permitir que vejam a floresta com outros olhos, de um jeito mais sensível, lúdico e consciente”, destaca a Professora do Ensino Infantil IV do Colégio Satc, Marjorie Formanski.
A alegria contagiou o laboratório de química, e o experimento fez sucesso entre as crianças. Além de se divertirem, os alunos também produziram materiais que puderam levar para casa repassando aquilo que aprenderam no Colégio. “A proposta dos Guardiões da Floresta foi muito especial, porque eles realmente se envolveram, criaram e ainda puderam levar para casa o que produziram, mostrando para os pais e compartilhando o que aprenderam. Isso enriquece muito o processo de ensino e aprendizagem, especialmente nessa fase em que tudo é novidade”, comenta a professora de Engenharia Química do Centro Universitário UniSatc e coordenadora do projeto, Carolina Resmini Melo Marques.
Projeto Quimicando Kids
A curiosidade natural das crianças e seu ‘lado cientista’ são explorados no projeto Quimicando Kids, no qual permite uma experiência lúdica e divertida, permitindo que os pequenos descubram de forma prática como a ciência e a química funcionam. A iniciativa, que integra o curso de Engenharia Química do Centro Universitário UniSatc, tem como objetivo despertar o interesse dos alunos pela área, tornando o aprendizado mais acessível e envolvente.
Segundo Carolina, as iniciativas são realizadas por meio de aulas experimentais nos laboratórios, nas quais são preparadas e aplicadas de acordo com a idade de cada grupo infantil que participa. “É muito satisfatório, tanto para nós, professoras, quanto para as crianças, participar de uma atividade diferente. É uma forma de explorar esse lado mais criativo deles, de descobrir coisas novas e aprender de maneira lúdica”, afirma.











































