A portaria da Secretaria de Estado da Saúde (SES n° 1018), publicada na última segunda-feira (13), confirmou o retorno de público aos estádios no futebol em Santa Catarina. Apesar de ter sido anunciado anteriormente com limite de 2,5 mil pessoas presentes, agora está disponível 30% da ocupação máxima do estádio. A previsão é que a partir de outubro será 40% liberado.
Com o Criciúma, o retorno acontece já nessa quarta-feira (15). O Tigre joga pela Copa Santa Catarina contra a equipe do Hercílio Luz. Com 30% do público liberado a capacidade será de até 5.790 pessoas.
A comercialização de ingressos ao público deverá ser realizada preferencialmente por meio eletrônico. Mas não será obrigatório, podendo ser feito de maneira presencial. Os portões deverão ser abertos com no mínimo duas horas de antecedência para evitar aglomerações.
Os torcedores que tomaram as duas doses estão aptos desde que a segunda dose tenha mais de 14 dias de intervalo, quem não tomou deverá apresentar exame RT-PCR realizado nas últimas 72 horas ou antígeno por swab nabal realizado nas últimas 48 horas com resultado negativo para Covid-19.
O torcedor que quiser ao estádio terá que apresentar por meio do aplicativo “Conecte Sus” ou comprovante de vacinação. Dentro do estádio o uso de máscara será obrigatório e o distanciamento de 1.5m entre os torcedores deverá ser feito.
Paixão de torcedor
Para o torcedor Marco Antônio Medeiros passar quase dois anos longe do Heriberto Hulse foi difícil. Ir ao estádio era parte da sua rotina então voltar ao estádio é voltar a fazer parte do espetáculo e representa toda a emoção que o torcedor quer sentir. Porém, ele ressalta que existe o ar de preocupação se de fato as pessoas irão respeitar os protocolos.
“O futebol envolve a paixão da massa, está no decreto que não pode abraçar, levantar, mas a gente sabe que não é assim. O futebol é de emoção. Mas a gente aguarda que dê tudo certo, que os protocolos se cumpram para que isso entre na rotina e não fique apenas na Copa Santa Catarina, que a gente possa acompanhar o Criciúma nos próximos jogos”, relatou.
Situação da Covid-19 em Criciúma
A cidade atualmente consta com 141 casos ativos, três casos suspeitos que consiste em casos de residentes de Criciúma que realizaram coleta laboratorial e que estão aguardando resultado. Além disso, atualmente existem 16 casos de pacientes hospitalizados, 11 de Criciúma e cinco de outros municípios.
O número de doses aplicadas da vacinação está em 234.921, sendo 147.776 da primeira dose, 79.963 da segunda dose e 7.182 doses única.