Doze anos após a inauguração do Pronto 3D, a Satc deu mais um passo para consolidar sua filosofia de ensino baseada no “aprender fazendo”. Nesta segunda-feira (08), o espaço foi reinaugurado em um novo ambiente, mais moderno e amplo, preparado para receber alunos desde a Educação Infantil até o Mestrado.
Em 2013, quando foi criado, o Pronto 3D já se destacava como um laboratório de prototipagem pioneiro na região. De lá para cá, transformou-se em um espaço onde estudantes puderam experimentar, criar e transformar ideias em realidade. Agora, em sua nova fase, o laboratório reforça o compromisso da Satc em unir tradição e inovação no processo de ensino.
“O que está aqui hoje veio lá de trás, estamos há mais de 10 anos construindo esse conhecimento. O mundo digital está cada mais veloz e esse é um passo muito importante para a educação de todos. O ambiente, o local são importantes, mas só tem a verdadeira importância se atender as pessoas”, destacou o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan.
O novo espaço está instalado em um prédio histórico, que já abrigou diferentes áreas de ensino da Satc ao longo de seis décadas. Agora, ganha um significado especial ao ser novamente transformado em um centro de aprendizado ativo.
“Esse prédio tem pelo menos 62 anos de existência, já foi prédio da eletrotécnica, já foi da mineração, já foi parte de confecção e depois virou o nosso laboratório maker que era bem modesto. Agora ele começa uma nova fase com um significado ainda maior: a gente quer ensinar muitas coisas fazendo. Temos aqui um dos melhores equipamentos pra conectar os ensinos, tem que passar pelo Infantil, fundamental, médio, técnico”, ressaltou o reitor da UniSatc, Carlos Antonio Ferreira.
Para a Satc, o Pronto 3D é mais do que um laboratório: é um espaço de memórias e descobertas. “Ensinar a fazer é quando se cria memórias que se tornam sorrisos. É muito gratificante ver como as coisas vão se transformando, e esse prédio se traduz no que a gente espera que a nossa escola seja: tradicional, mas sempre olhando para o futuro”, afirmou o diretor administrativo e financeiro da Satc, Márcio Zanuz.
De ideias no papel a projetos de impacto
Desde 2013, o Pronto 3D já foi palco de inúmeros projetos desenvolvidos por alunos dos cursos técnicos, superiores e de pós-graduação. Protótipos de robôs, peças para competições acadêmicas, objetos para a área médica, além de soluções para empresas locais foram criados dentro do laboratório.
O espaço também serviu como ponto de partida para despertar o interesse de crianças e jovens pela ciência e tecnologia. Oficinas realizadas com alunos do ensino fundamental mostraram que, ao unir criatividade e prática, é possível aprender de forma divertida e transformadora.
Agora, com a reinauguração, a expectativa é ampliar ainda mais essa rede de projetos. A proposta é que o novo Pronto 3D conecte diferentes níveis de ensino e se torne referência em inovação, empreendedorismo e desenvolvimento de soluções criativas.








