A utilização de livros para o aprendizado dos alunos incentiva a leitura em sala de aula e faz com que tenham melhor interpretação dos conteúdos a serem trabalhados. Mas para além disso, a literatura rompe barreiras e abre portas para a aprendizagem de diferentes temáticas. Foi pensado nisso, que no Colégio Satc foi criado o projeto ‘Tempo de Colher Flores’, que une questões sociais, emocionais, de literatura, geografia e meio ambiente. A proposta foi desenvolvida com as turmas do 1º ano do Ensino Médio, onde foi realizada a aplicação da técnica de reciclagem do papel semente e a produção de frases autorias para replicarem pelo campus o conhecimento adquirido pela obra.
O livro ‘Tempo de Colher Flores’ de André Zamboni, trata sobre a questão ambiental do desastre de Brumadinho/MG com o rompimento das barragens e foi escrito em forma de romance. “A obra tem como proposição trabalhar as questões de relações familiares, o cuidado com o meio ambiente e da importância como um todo do lado social e econômico que essa catástrofe gerou. Os alunos tiveram que a partir de diferentes disciplinas criar atividades e estudos replicando o que aprenderam com a história”, destaca a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Satc, Adriana Just.
A proposta interdisciplinar iniciou na aula de literatura com o aprofundamento da temática e das histórias de quem passou pelo desastre. “Os alunos viram reportagens da televisão com relação ao rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho e as informações ficaram mais aprofundadas no livro. Visto que, a obra tem uma narradora-personagem que é uma mãe onde relata a perda de um filho no rompimento da Brumadinho. Então ali ela descreve todo o sofrimento, de que o corpo do filho foi o único não encontrado e passa por esse momento de luto, fazem a gente refletir também com relação à valorização da família. Então esse livro é bem profundo porque, na verdade, mexe com as relações e emoções”, explica a professora de literatura e idealizadora do projeto, Flávia Giassi Patel.
União da literatura no dia a dia
Para que os aprendizados e ensinamentos fossem para além das páginas do livro, o projeto ocorreu em três etapas.
A partir do exemplo do fotógrafo brasileiro, Sebastião Salgado, os alunos produziram fotos onde o tema foi a degradação do meio ambiente causada pelo homem e tiveram que encontrar uma letra de música que tivesse relação com o projeto de literatura.
Para aplicar uma solução para o meio ambiente e fazer os outros estudantes refletirem sobre o tema, as turmas produziram um papel semente. “Além de ser uma técnica de reciclagem, essa proposta faz uma alusão ao livro, pois se a gente planta, a gente colhe as flores. E em uma turma que onde plantamos o papel juntos, já está nascendo uma florzinha. Isso faz com que o aluno perceba na prática suas produções e os impactos das ações de cada um”, relata Flávia.
Eternizando ainda mais os ensinamentos que a literatura promove, as turmas produziram frases autorias a partir das temáticas do livro e serão expostas pelo campus da instituição em quadros de madeira.
Além da participação da professora Flávia de literatura, o projeto fez parte das aulas de Praticando Química das professoras Jeisa Damasio e Alessandra Vieira. Também nas aulas de geografia dos professores, Mônica Guglielmi e Alexandre Machado e em Produção Textual, da professora Andréia Moretto.