No sábado (27) foi dado o start ao Projeto Integrador e de Extensão intitulado de “Aplicação das Operações Unitárias na indústria cerâmica a partir de análises químicas analíticas”. Os alunos da Engenharia Química (6ª e 10ª fases) junto com os alunos da Engenharia de Minas (4ª fase), acompanhados das professoras Morgana N. Sartor Faraco, Débora De Pellegrin Campos e Beatriz Bonetti visitaram a Mineração Nossa Senhora do Carmo. A mina está localizada no bairro Mina Fluorita em Morro da Fumaça. Quem acompanhou e explicou o processo da empresa foi o acadêmico de Engenharia de Minas da UniSatc Fábio Sartor.

Através dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Engenharia Química, Engenharia de Minas e por meio de pesquisas correlatas ao tema proposto os acadêmicos irão desenvolver o projeto que iniciou com a visita técnica. Os alunos conheceram o processo de extração a céu aberto da matéria-prima cerâmica e o beneficiamento (operações unitárias) envolvido.

O sistema de beneficiamento envolve a lavagem, moagem, separação magnética e flotação. Os alunos coletaram amostras de matérias-primas que serão estudadas nos laboratórios da Engenharia Química e Centro Tecnológico com objetivo de propor a empresa um beneficiamento e aplicação.

Como resultado do projeto os alunos irão apresentar no final do semestre para a empresa e professoras a elaboração de um procedimento experimental de caracterização do material incluindo as análises (porosidade do leito, densidade, umidade, distribuição granulométrica, diâmetro médio e esfericidade das partículas), além de análise mineralógica e química entre outras caracterizações.

Texto das professoras Débora De Pellegrin Campos e Morgana Sartor Faraco.