O aprendizado vai muito além das salas de aula quando a ciência é vivenciada na prática. O Projeto Quimicando, desenvolvido por alunos do curso de Engenharia Química do Centro Universitário UniSatc, entrou em uma nova fase e levou experiências químicas e atividades lúdicas a estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas da região.
Nesta edição, os estagiários, que atuam no curso, promoveram ações em quatro instituições: EEB Coronel Marcos Rovaris, EEBM Pietro Maccari, EMEB Padre Ludovico Coccolo e Colégio Rogacionista, impactando 78 alunos.
Com experiências práticas e jogos educativos, o projeto tem o objetivo de aproximar os jovens da ciência e da sustentabilidade, mostrando que a química pode ser divertida, acessível e inspiradora. As atividades foram desenvolvidas de forma interativa, despertando a curiosidade científica e incentivando o pensamento crítico sobre os fenômenos do dia a dia.
A iniciativa é uma continuidade das ações de extensão do curso, aplicadas na disciplina de Práticas de Engenharia Química, que busca unir teoria e prática na formação dos acadêmicos e promover a troca de conhecimento com a comunidade.
Para a professora Carolina Resmini Melo Marques, orientadora do projeto, o Quimicando representa uma oportunidade de aprendizado para todos os envolvidos. “O Quimicando mostra que a química pode ser encantadora quando é vivenciada. Nossos estagiários aprendem ao ensinar, desenvolvem habilidades de comunicação e percebem o impacto que a ciência tem quando é levada de forma prática e divertida para a sala de aula”, destaca a professora.


