A chegada ao Ensino Médio pode despertar anseios e incertezas por parte dos adolescentes, visto que, mudanças acontecem na rotina, na estrutura educacional e nas metas. Para promover um ambiente descontraído e de reflexão, o Colégio Satc desenvolveu mais uma edição do projeto ‘Papo Legal’, com foco na fala ativa dos alunos e na elaboração dos objetivos para a nova fase escolar. Com o encerramento do primeiro trimestre, as turmas do 1º ano puderam relacionar a importância da rotina com a qualidade de vida para esse momento decisivo de suas vidas.
A iniciativa faz parte de um processo de adaptação e integração do aluno ao Ensino Médio. “Essa é uma das atividades que a gente desenvolve ao longo desse progresso, e o bate-papo com a psicóloga envolve a integração à nova escola e a um novo nível de ensino. Isso é muito importante para nós, pois é um fator que nos norteia de como que esse aluno está, ouvi-lo, saber o que está pensando, sentindo e o que a gente pode estar fazendo para melhorar também”, conta a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Satc, Adriana Just.
O encontro auxilia na transição e no processo de amadurecimento que o Ensino Médio requer. “Finalizamos o primeiro trimestre, que para muitos é assustador, para alguns é a chegada na escola nova, tem também a mudança de rotina que exige mais. Por isso, devemos olhar e escutar esses jovens para ajudá-los com essas mudanças. Essa prática auxilia muito no desenvolvimento educacional e emocional, mas também é a forma de mostrar caminhos nessa nova trajetória escolar”, destaca a psicóloga do Colégio Satc, Michele Silveira.
Papo Legal para o futuro
Sete turmas passaram por essa experiência e puderam entender sobre alguns impactos que essa nova fase pode trazer em suas rotinas.
“A chagada do 1º ano vem com o contraturno, impacta o pensamento focado no Enem, os alunos já iniciam o contato com o Ensino técnico e então começam a ficar mais ansiosos e apreensivos. Então fazemos essa conversa para gerar reflexão, incentivando o olhar do porquê eu estou fazendo isso hoje, porquê que eu preciso me empenhar hoje para pensar em futuro. Trazendo assim essa análise para motivá-los, acalmá-los e ajudando a baixar os níveis de ansiedade”, pontua Michele.
Além disso, o projeto promove reflexões sobre o momento escolar na vida do jovem, gerando diálogos internos sobre prioridades individuais, e o poder do autoconhecimento. “Com essa conexão, os alunos são incentivados a se perceberam, sabendo que habilidades e potencialidades são desenvolvidas ao longo dessa trajetória de ensino médio. É sempre um momento bem especial e importante para que os estudantes possam buscar um novo ânimo para essa trajetória”, relata a psicóloga.



