Durante a adolescência diversas dúvidas surgem. São medos, ansiedades, questionamentos e também entra o processo de amadurecimento. No Ensino Médio novas responsabilidades surgem, o pensamento do que seguir no futuro está mais próximo e as indecisões ficam mais frequentes. Para proporcionar um momento descontraído e de reflexão, o Colégio Satc criou o Projeto ‘Papo Legal’, um encontro que aborda o desenvolvimento educacional e emocional de alunos. As turmas do 1º Ano puderam relacionar a importância da rotina escolar com a qualidade de vida para essa fase decisiva.
Ao longo do bate-papo foi abordado o processo da adolescência dentro do contexto social, pessoal e escolar. “Pensamos nesse momento para que os estudantes pudessem conversar, discutir, perguntar coisas que muitas vezes em sala de aula não conseguem ou não se sentem à vontade. Então, criamos esse encontro para que pudéssemos ajudá-los nessa transição e nessa fase tão especial que estão passando que é a juventude”, explica a coordenadora no Ensino Médio do Colégio Satc, Adriana Just.
Oito turmas passaram por essa experiência e puderam entender sobre alguns impactos que essa nova fase pode trazer em suas rotinas. “Falamos sobre a importância da qualidade de vida e da organização de uma rotina, para que possam eleger prioridades e conseguir cumpri-las com as responsabilidades de que cada dia exige. Também discutimos como cada um pode potencializar habilidades e fazer com que a aprendizagem de sala de aula fique mais efetiva, mais eficiente”, destaca a psicóloga do Colégio Satc, Michelle Silveira.
Testes e técnicas foram realizados para contribuir ainda mais com o crescimento dos alunos, seja na escola ou na vida social. “Falamos com as turmas sobre a importância de se usar os canais da memória auditiva, da memória visual e também da questão sensorial. São três canais significativos para aliar e potencializar a aprendizagem de cada um”, conta Michele.