Os dados econômicos e tecnológicos sobre a implantação de energia solar em escolas da rede municipal de Criciúma fazem parte dos estudos do projeto Integrador “Energize sua escola com sol”. A proposta é resultado do trabalho dos acadêmicos dos cursos de Engenharia Elétrica, Administração e Engenharia de Software da UniSatc.

Ao todo, os grupos analisaram a situação de 45 escolas municipais. Cada curso ficou responsável por uma parte do projeto. “Dentro da sua área de atuação, os acadêmicos trouxeram dados e estudos que envolvem a viabilidade da implantação da energia fotovoltaica nas escolas”, informou o coordenador de Engenharia Elétrica, André Abelardo Tavares.

Cada um dos nove grupos estudou e investigou cinco escolas. Os estudantes de Engenharia Elétrica trouxeram as informações técnicas, observando a realidade de cada instituição escolar. Aos acadêmicos de Engenharia de Software coube a responsabilidade de desenvolver um software que ficaria responsável pelo monitoramento do sistema de energia solar.

A turma da 5ª fase de Administração procurou analisar a viabilidade da implantação, trazendo números e investigando o tempo de retorno do investimento.

“Nossos alunos observaram o quanto de economia o novo sistema iria gerar para os cofres públicos, fazendo a análise da viabilidade econômico-financeira. Em todas apresentaram os cálculos favoráveis”, ressaltou o professor da disciplina de Gestão Financeira, Caio Tonon.

Uma banca externa, composta por ex-alunos e empresários convidados, avaliou os trabalhos dos estudantes.