A passagem do Ensino Fundamental para o Ensino Médio marca o início de um novo ciclo na vida escolar dos estudantes do 9º ano. Para tornar esse momento mais tranquilo e com significado, o Colégio Satc desenvolveu o Projeto Evolução: entre portas e pontes. A proposta visa desmistificar os desafios dessa fase escolar e seguirá com ações até novembro, concluindo com uma imersão no novo ambiente de estudos e com a apresentação das Disciplinas Eletivas.
A proposta tem o objetivo de acolher e orientar os estudantes nesse processo educacional. “A ideia é tranquilizá-los e mostrar que essa mudança é uma etapa natural. Eles deixam de ser os alunos do Fundamental e passam a integrar o Ensino Médio, a última etapa da educação básica. Queremos que essa transição aconteça da forma mais leve e consciente possível”, conta a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Satc, Adriana Just.
A primeira etapa do projeto foi de reflexão e sensibilização, conduzida em sala de aula pela psicóloga da escola. Já a segunda etapa realizada nesta semana, contou com um bate-papo entre alunos do Ensino Médio e do 9º ano. “É um momento muito rico, porque é uma conversa de aluno para aluno. O terceirão e o segundo ano já passaram por esse processo e podem falar com propriedade. Além disso, criamos uma atmosfera de acolhimento e leveza, inclusive com atividades lúdicas, como a apresentação de um mágico, para diminuir a ansiedade e aproximar os grupos”, destaca a coordenadora.
Para os estudantes, o projeto já trouxe mais segurança e clareza sobre o que os espera no próximo ano. O aluno do 9º ano B, Luiz Miguel, destaca a importância das conversas. “O projeto Evolução foi muito bom, porque a gente sempre fica nervoso com a mudança para o Ensino Médio. Aquela conversa ajudou bastante a ver que não é um bicho de sete cabeças e que vai ser legal”, enfatiza.
Novas etapas
Mais do que uma mudança de prédio ou rotina, é uma mudança para um mundo de possibilidades e novas experiências.
A terceira etapa da proposta ocorrerá no mês de novembro, quando os alunos conhecerão as Disciplinas Eletivas disponíveis para 2026. Nesse encontro, farão as primeiras escolhas e participarão de uma visita ao espaço dos Cursos Técnico da escola, conhecendo laboratórios e áreas específicas do novo segmento.
“Encerramos o projeto simbolicamente com o enterro de baú de memórias, onde serão guardadas as cartas escritas no início desse processo. Elas só serão abertas no final do terceiro ano. É um gesto que representa o fechamento de um ciclo e a abertura de outro cheio de oportunidades”, completa Adriana.
Para o aluno do, 9º ano B, Miguel Gava, as diferentes etapas do projeto ajudaram a diminuir a ansiedade. “O que mais marcou foi ouvir os próprios alunos falando como foi essa transição. Isso dá mais conforto para a gente seguir para o Ensino Médio com menos medo e conhecendo melhor como será lá”, pontua.




15.9ºC